No seu programa Notas Soltas, na RTP, António Vitorino falou sobre o caso mais mediático deste momento em Portugal, o caso do vídeo de uma professora agredida por uma aluna, que circula pela Internet e abriu os telejornais há uns dias.
Não posso citar, vi o programa em directo, mas uma consideração que António Vitorino fez chamou-me a atenção. Foi algo do género: [a violência nas escolas] é um problema de violência social que está presente em todo o lado: nos videojogos, ... (seguiu-se uma enumeração exemplificativa).
Obviamente que a referência aos videojogos como primeiro exemplo me chamou logo a atenção. Não sei se intencionalmente ou não, mas está-se a relacionar esta agressão (e todas as outras) à violência presente nos videojogos, responsabilizando-os indirectamente. Até podem ponderar até que ponto os jogos são ou não violentos, mas responsabilizá-los? Parece-me a resposta mais fácil... Mas como os jogos têm as costas largas, cabe sempre mais uma responsabilidade por isto ou por aquilo, venha ela...
Mas depois lembrei-me de um jogo em específico. Talvez a violência de que António Vitorino falava não seja propriamente a típica violência vinda do sangue, tiros, guerra, matança, etç., que costuma ser o assunto preferido dos média em relação aos videojogos.
É que quando jogos como Canis Canem Edit (Bully) retratam e incentivam (?) este tipo de comportamentos nas escolas, qualquer argumento dos "defensores" dos jogos fica muito enfraquecido...
Este é o mote para a nova votação do blog. Acham que os videojogos estão a ficar demasiado violentos? Comentem à vontade!
TAKEitGame
terça-feira, 25 de março de 2008
Caso da professora agredida e os videojogos
Publicada por
PT Lyon
às
00:26
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Os videojogos não me fazem usar o telemóvel na aula, ser mimado, ou andar a agredir professores.
Aliás, aquela miúda tinha ar de nunca ter pegado num comando na vida
Temos filmes muito mais violentos que os jogos mas os jogos é que são os culpados...yeah right.
Quem não joga é que começa a dar lições de moral sobre uma coisa que não sabe nada como foi aquilo da Fox News com o Mass Effect.
Ainda vão começar a dizer que o GTAIV influencia a utilização do telemóvel...
Mais depressa os Morangos com Açúcar são responsáveis pelo comportamento daquela miúda do que um jogo qualquer... E penso que toda a gente concorda comigo.
Enviar um comentário