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TAKEitGame

quinta-feira, 3 de abril de 2008

[Art. de Opinião] O porquê das instalações na Playstation 3

Todos os donos de uma Playstation 3 já se devem ter perguntado porque raio são obrigados a proceder à instalação de alguns jogos, que não é propriamente rápida, e ocupa muito espaço no disco rígido...
Com a agravante de alguns desses jogos também possuírem uma versão para a Xbox 360, onde não se procede a qualquer instalação... (tome-se como exemplo Devil May Cry 4).

O MTV Multiplayer foi à procura da resposta a esta questão, e chegou a conclusões deveras interessantes:

- A "culpa" é da tecnologia de leitura de disco do Blu-ray. Tem características próprias que aliadas à grande capacidade do disco, dificultam a leitura do mesmo, o que tem como consequência maiores períodos de carregamento (load), em relação ao anterior formato DVD. A melhor maneira de dar a volta a isto, é proceder à instalação (transferência de informação para o disco rígido, onde o acesso é muito mais rápido).
- É também de salientar as dificuldades que o autor do artigo diz ter tido para chegar a esta simples resposta. Parece que é um assunto tabu que nem editoras nem a Sony querem falar.

Passem uma vista de olhos pelo artigo para saberem mais detalhes sobre o problema da tecnologia de leitura do Blu-ray, ou formas utilizadas pelos programadores de jogos para dar a volta a este problema ao mesmo tempo que tentam evitar a opção de instalação no disco rígido

Estando a notícia dada e os factos em cima da mesa, vamos à crítica, depois do Ler Tudo.


Vou assumir que leram o artigo indicado na íntegra e proceder a algumas considerações.

Temos duas consolas no mercado (sim, duas... vocês percebem...) com estratégias bem definidas, que trazem vantagens e desvantagens.
Neste momento temos um Blu-ray triunfante vs DVD e um futuro "sistema de distribuição digital de conteúdos" como refere Bill Gates.

Ora, corrijam-me se estiver enganado, mas a grande vantagem do Blu-ray seria a sua grande capacidade de armazenamento, que permitiria aos jogos ter um tamanho nunca antes visto. O que parece vir a confirmar-se, nomeadamente com os 50GB que Metal Gear Solid 4 ocupa. Como poderia algum dia a Xbox 360 ter um jogo com 50GB de tamanho??
Contudo recentemente começaram surgir vários jogos que têm como opção a instalação e consequente ocupação de espaço no disco rígido. Com Devil May Cry deixou de ser uma opção para ser um requisito obrigatório. Razões para isto? Diminuição dos tempos de carregamento, durante o jogo. Ou deverei dizer lentidão na leitura do Blu-ray?
Então o formato físico em que era suposto caber tudo e mais alguma coisa, precisa de ocupar espaço no disco rígido?? Isso é um contra-senso! Se a moda pega, e parece estar a alargar-se, os jogadores que tiverem uma PS3 vão estar dentro em breve a ter de pensar que jogo hão de desinstalar para instalar um jogo novo qualquer, com dificuldades na gestão do espaço do disco. E a isto junta-se a standartização da versão de 40GB na Europa?? Mais um contra-senso...
Quem tem a Playstation 3 diz-me que não se importa com a instalação, que torna o jogo mais rápido e tal... Mas pronto, eu também digo que o período "injogável" do pós-Natal no Xbox Live foi compensado pela Microsoft... Enfim, acabamos sempre por ser comidos e tentamos fechar os olhos ao que não nos convém, quer consciente, quer inconscientemente.

Soubemos agora da técnica de duplicar o conteúdo dentro do Blu-ray, para permitir uma velocidade de leitura maior e evitar a instalação. Mas isto leva a outra pergunta. Até que ponto os 50Gb de Metal Gear Solid são mesmo 50GB?? Se usarem esta técnica, o jogo em si ocupa apenas 25GB, ou ainda menos, dependendo do número de vezes que o conteúdo está repetido. Se pelo contrário forem 50GB de jogo e não usarem esta técnica, qual será o espaço necessário para a instalação? Ou será que não terá instalação, logo terá carregamentos muito lentos??

O caso torna-se mais grave... (grave não, grave é cometer um crime), torna-se mais estúpido nos jogos que requerem instalação na Playstation 3, quando a versão semelhante da Xbox 360 não o faz. Neste caso, qual a vantagem de se usar um Blu-ray? Bastava lançar o jogo em DVD e evitavam-se todos os problemas... Deixavam de haver instalações e carregamentos lentos.

Uma coisa parece clara. Os jogos em Blu-ray têm obrigatoriamente de padecer de um destes três males: Carregamentos Lentos, Requisito de Instalação no Disco Rígido ou Multiplicação do Mesmo Conteúdo no Disco (o que lhe diminui imenso o espaço útil). Agora é só escolherem qual deles preferem.

No meio de tudo isto convém fazer uma referência à Xbox, antes que me caia meio mundo em cima. A crítica dava para um novo artigo, pelo que vou resumir... Neste momento o sistema de distribuição digital de conteúdos proposta por Bill Gates, como solução ao desastre do HD-DVD não me satisfaz como cliente que sou. A verdade é que reconheço que sim, aí pode e deve estar o futuro (negar as visões de futuro do Bill é insensato xD), mas a verdade é que hoje em dia a Xbox 360 não tem suporte físico (disco rígido) apropriado (salvo nas Elites?) nem a preços competitivos (preço dos discos rígidos vendidos à parte), nem existem os mesmos conteúdos atractivos em todos os países, para que se possa pensar na distribuição digital a curto prazo.

Portanto a conclusão lógica deste artigo ser-vos-à tão inesperada como me foi a mim, mas neste momento, a melhor solução quanto aos formatos físicos para as consolas é...

Continuar com o formato DVD...
e
dividir os jogos que o requeiram em vários DVDs (como aconteceu com Lost Odyssey para a Xbox 360), se for preciso...


Ler Tudo...

COD4: esclarecimento da data de lançamento dos novos mapas



Depois da confusão instalada por toda a parte no que concerne à data concreta do lançamento do Variety Map Pack para a Xbox 360, nomeadamente através de fontes oficiais como esta, veio agora Robert Bowling (IW community manager) mais conhecido por fourzerotwo, esclarecer a comunidade no seu site.

Fourzerotwo esclarece que os mapas deverão estar disponíveis entre dia 3 de Abril ao fim do dia, e dia 4 ao principio do dia, para a Xbox 360, e que será lançado a nível mundial, excepto japão.

Quando interpelado sobre o que se passou para estar no site http://gameoftheyear.callofduty.com/ a data de 10 de Abril, Fourzerotwo diz que tentará saber o porquê de lá ter estado essa data e tratará rapidamente de mudá-la, adiantando também que todos terão acesso ao Variety Map Pack logo que este esteja disponivel.

Não há quaisquer planos para o lançamento deste pack para a plataforma PC, e o do PS3 estará disponível muito em breve.

podem ver o comunicado AQUI

Ler Tudo...

Tom Clancy's HAWX

A Ubisoft acaba de apresentar o seu mais recente franchising. Tom Clancy's HAWX é um jogo de combate aéreo, em desenvolvimento pelo estúdio de Bucareste da Ubisoft, para as plataformas Playstation 3, Xbox 360 e PC.

Em 2012, o mundo é cada vez mais dependente de empresas militares privadas e está à beira do principio. A nós, ao comando de um esquadrão, cabe muito provavelmente salvar o mundo.

Tom Clancy's HAWX suporta o modo campanha em co-op até 4 jogadores, e tem um multi-player até 16 jogadores.

Mas o melhor mesmo é verem o trailer:



Fonte

Ler Tudo...

Public Beta de Home em breve?

Nos fóruns Playstation.com alguém teve acesso à Revista Oficial Playstation de Maio (!) , onde na última página se encontra uma entrevista a Susan Panico, da direcção da Playstation Network.
Nessa entrevista Susan diz:


"Abriremos a Beta de Home ao publico muito brevemente, e esperamos ver-te lá."

(comprovado com fotos)

Ler Tudo...
 

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