O Online junta milhões de pessoas em tudo o mundo, há cada vez mais jogadores fascinados com o Online. Parece que hoje em dia é um acessório obrigatório num videojogo. Não estou a falar de Counter Strike nem de MMORPG's, mas sim do Online nos jogos comerciais. Podemos considerar o Online como um complemento ao Single-Palyer de um jogo, e por variadíssimas vezes torna-se mesmo o mais importante. Vou-vos falar de um jogo... Call Of Duty 4. COD4 é um jogo que saiu no ano passado de 2007 para PC, X360 e PS3. O jogo por si só tem um Single-Player bastante curto... 5 horas apenas, o que não retira nenhum mérito ao próprio, mas depois de o passar (porque sim, o jogo passa-se em 4/5 dias, talvez nem tanto) o que faremos? Vamos passá-lo outra vez? Ainda não passaram 15 dias, e vamos trocá-lo? Vamos à loja para nos darem dinheiro por ele? Nenhuma das hipóteses anteriores está correcta... a opção correcta é VAMOS JOGAR ONLINE! E ai o Online torna-se sem dúvida o mais importante. Envolve milhares e milhares de pessoas a jogar um só jogo. COD4 foi dos jogos mais jogados Online em 2007, e eu percebo, porque entra-se num ambiente fantástico do qual já não se consegue sair... é simplesmente brilhante. Eu sinceramente, apenas gosto de jogar fps's online, simplesmente acho aquilo fantástico, e com certeza que o online enriquece muito o próprio jogo!
Bioshock... outro FPS que foi lançado em 2007 e considerado por muitos o jogo do ano. O jogo tem um Single-Player tem uma longevidade "bruta"... umas boas 20 horas de jogo que é preciso para o passar. Mas no entretanto não tem Online! Porque será? Porque tem um Single-Player que por si só não precisa de Online ... não me parece. A minha opinião é que Bioshock é um jogo que nunca se adequaria ao Online, por muitíssimas razões ... e no entanto como já referi foi dos melhores jogos de 2007.
E agora deixo-vos umas questões no ar... jogos como Call of Duty 4 não deveriam ter como base o Single-Player... ou será que o Single-Player no caso de COD4, é que se tornou um complemento ao Online? Ficando o Single-Player numa espécie de tutorial ou um "jogo" para quem não tem Internet ?
Conclusão, penso que o Online num jogo comercial é algo bastante importante mas que, por não se adequar a todos os jogos, não é obrigatório, mas sim um acessório de valor, que pode contribuir na classificação do jogo, ou seja, é em parte acessório e em parte importante !
E vocês? Pensam da mesma maneira que eu? Ou têm opiniões diferentes?
Obrigado