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TAKEitGame

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Gráficos: A sua importância nos dias que correm.

Ultimamente tenho visto uma grande discussão acerca desta tema. Com a passagem para a nova geração existe um grande número de jogos bons que nem por isso têm gráficos de igual nível. Um dos melhores exemplos disso é Halo 3.

A Bungie prometeu uma obra épica, um jogo do melhor que já se viu na X360, e até aqui, na opinião de muita gente - não na minha, e já joguei à campanha quase toda -, cumpriu. No entanto, há um facto inegável. Os gráficos deste jogo estão muito longe da qualidade apresentada pelo restante conjunto. Isto leva a uma pergunta: será que os gráficos têm assim tanta importância nos dias de hoje? Continuando com este caso em particular, importa referir que o jogo usa o motor do Halo 2 (jogo de uma geração anterior) e que a Bungie prometeu que seria um dos melhores da nova geração neste departamento. Resultado final: "not by a long shot" (nem por sombras)! No entanto, isto não impediu que este recebesse notas altíssimas pela critica, incluindo mesmo algumas notas máximas, nem que os fãs fossem comprar todos comprar o jogo sem hesitações.

Isto põem-me seriamente pensar, especialmente quando o jogo não trás mais nada de muito inovativo em relação ao anterior. Na minha opinião, quando se avança para uma nova geração (neste caso deixamos a Wii de parte), em que temos consolas com muito capacidades a nível de hardware muito maiores, e somos presenciados com jogos que são de elevada qualidade, embora tenham gráficos fracos, estes automaticamente perdem grande parte do seu valor, e a razão de estarem nesta nova consola. Se eu não quisesse jogos que me proporcionassem experiências cada vez mais realistas, com gráficos polidos e detalhados, animações fluídas e igualmente realistas, eu não tinha dado 450€ por uma nova consola. Há muitos grandes jogos da geração anterior que não joguei, podia-me manter agarrado a eles durante muito mais tempo. Quando compro uma consola nova, procuro inovação, e esse aspecto vem maioritariamente da parte gráfica e não só da imersão que provocam certos elementos novos na jogabilidade que não podiam ser inseridos na geração passada.

Agora têm aparecido dois casos igualmente mediáticos de jogos muito aguardados que não demonstram um grafismo por aí além. Um é GTA: IV... sinceramente, apesar de não gostar muito do que tenho visto nos trailers, GTA não tem nada a provar, aliás, nunca teve. Os gráficos foram sempre o seu ponto fraco. O outro é Metal Gear Solid 4. O jogo mais aguardado de PS3, segundo os fãs e possuidores da consola. Nos vídeos que se tem visto, o jogo parece estar bastante superior aos da PS2, com novos elementos na jogabilidade, e mesmo os gráficos apesar de não serem nada de especial, dá para ver que se trata de um jogo da geração actual. Com a inovação que tem sido reportada por quem já jogou o jogo, no campo mais fundamental, a jogabilidade, este jogo até acaba por ter a sua desculpa.

Isto foi só uma pequena reflexão, de um amante de videojogos que se sente injustiçado por ver bons jogos desta geração, com gráficos de nível inferior, a venderem aos milhões, enquanto outros ficam espalhados pelas prateleiras. Não me levem a mal, mas não será um pouco hipócrita termos de pagar 70€ para jogar um jogo na nossa nova consola de 400€ que se calhar podia ser feito para a geração anterior?

PS: Para que não fiquem confusos: Halo 3 é superior graficamente a Halo 2, principalmente a nível de iluminação... mas nada por aí além.

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