A relação entre a Sony e os europeus, há muito que não é propriamente um casamento feliz. Felizmente em Portugal, o excelente trabalho desenvolvido pela Sony Portugal tem feito, na medida do possível, que a imagem Playstation seja muito bem vista por terras lusitanas.
Mas há coisas que escapam ao controlo da Sony Portugal, que desempenha bem o seu papel no terreno, mas está sempre dependente das grandes estratégias e decisões definidas pela Sony Japão... e Sony Europa.
Já na geração anterior, onde a Playstation 2 fez as primeiras incursões e explorações no mundo do multiplayer online, ficaram feridas por sarar no que toca à diferenciação de tratamento para com os europeus, que ainda hoje boa parte dos imensos jogadores da altura não perdoam nem esquecem (nos quais eu me incluo).
Exemplo: o Socom 3 - a série Socom, produzida pela Zipper Interactive que pertencia à Sony, sempre foi a mais jogada na PS2- esteve meses e meses à espera de um muito necessário patch de correcção para a versão europeia, que na versão americana saiu pouco depois do lançamento. Nos EUA, chegaram a sair também 3 map packs, o Socom seguinte (Combined Assault), patchs para o Socom Combined Assault, e nós na Europa sem o patch para o Socom 3... para não falar das diferenças de muitos meses no lançamento dos jogos da série.
É claro que o lançamento americano e japonês da Playstation 3 e a diferença de alguns 4 meses até ao lançamento na Europa foi a gota de água para alguns, que por estas e por outras, disseram chega. Outros, acabaram por se habituar...
Claro que na altura as palavras de Jamie MacDonald, da Sony, também não caíram nada bem:
"Os consumidores europeus já demonstraram historicamente que não se importam [com os atrasos], porque acabam sempre por comprar tantas ou mais Playstation que os Estados Unidos ou o Japão. Na Europa, não me parece que o lançamento das nossas plataformas depois dos lançamentos americanos e japonês afecte -a longo prazo- o modo como os consumidores se sentem. Acho que daqui a 5 anos, eles já nem se lembram que a Playstation foi lançada 4 ou 5 meses depois na Europa."
Para não falar das diferenças da Playstation 3 que foi lançada depois na Europa... mas sinceramente, se vou enumerar todos os erros da Sony, tinha de fazer um novo post, e ainda nem cheguei à notícias que deram origem ao artigo...
Recentemente tem-se dado mais um pico de contestação europeia à Sony, por parte dos possuidores da Playstation 3. Não são críticas fáceis de quem embirra simplesmente com a Sony. São autênticas lamentações ou gritos de revolta de verdadeiros fans, que também já começaram a ficar fartos da atitude da empresa e têm cada vez menos margem de tolerância. Contudo, continuam todos com esperança numa mudança de atitude por parte da Sony, e é por isso que lutam.
As queixas são principalmente acerca do conteúdo da Playstation Store Europeia, mas não só. Pode parecer algo exagerado, mas compreende-se muito melhor ao saber todo o historial cuja algumas partes vos contei. Não me parece que a Playstation Store Europeia seja "o problema", mas sim o culminar de todos os problemas. Além disso, há o factor desilusão sobre o recente novo firmware que veio actualizar a Playstation Store, mas que acabou por manter a distância qualitativa entre a Store Europeia e a dos EUA e Japão.
Segundo as "queixas", a Playstation Store Europeia é muito inferior à dos EUA e Japão, não só em conteúdos mas também tecnicamente falando.
É mais difícil de navegar, tem muito poucos conteúdos (e grande parte deles são desinteressantes / inúteis / funcionam mal (PS1 e Eye Toy). Fala-se de poucos jogos da PS1, trailers antigos, poucos demos, muitos anúncios de TV de que ninguém quer saber, trailers de filmes Blu-ray que também não interessam a ninguém, atrasos no lançamento de demos e outros conteúdos
(porque é que o map pack para COD4 só sai na Europa uma semana depois do que nos EUA?), etç...
É também difícil encontrar o que se está à procura, em virtude de secções divididas, não existe a opção de preview do jogo, é impossível procurar por ordem alfabética, há jogos PSP misturados com PS1, e não há nada ordenado por género de jogo.
Fala-se ainda de jogos que nunca chegam sequer a ser lançados na Europa, do atraso do Dual Shock 3, e da falta de um blog oficial Playstation para a Europa.
Estas críticas do parágrafo anterior não são minhas, foram colectadas pela Internet. Seguem-se algumas fontes:
Sony/SCEE has Screwed Europe for the last time!! Petition: European store layout to be changed to US store SCEE - a track record of laziness and incompetence Open E-MAIL about SCEE laziness and incompetence Vídeo no YoutubeE agora atirando um pensamento para o ar, já que não tenho a certeza do que vou dizer mas...
a diferença de conteúdos entre várias regiões, que causa
algumas destas desigualdades na Store europeia podem dever-se a diferentes regimes no que toca à emissão de licenças e autorizações e burocracias do género.... Se formos a ver, os EUA é apenas um país, o Japão é apenas um país, a Europa são uma porrada deles. Se falha algo num dos países, deve afectar a todos. Digo isto porque não raramente os conteúdos do Live não são lançados num ou noutro país europeu (como a Alemanha, em alguns demos). E os mais inovadores ainda só chegaram ao Reino Unido (aluguer de filmes...)
E vocês, acham que trata-se de "preguiça e incompetência" da Sony, ou impossibilidades devido a factores externos? Um exagero, ou realmente já estão fartos disto? Seja qual for a vossa opinião, admiro este pessoal que se "revoltou" e que luta para termos na Europa algo melhor. Eu também já me revoltei, mas acabei por desistir...
Ler Tudo...