Subscribe

Powered By

Free XML Skins for Blogger

Powered by Blogger

TAKEitGame

terça-feira, 22 de abril de 2008

Playstation Home adiado

A Sony divulgou hoje um comunicado onde anunciou que o Playstation Home foi adiado por alguns meses.

As novas datas apontam para uma continuação de período da closed beta durante o Verão de 2008, enquanto que a open beta será iniciada apenas no Outono (Setembro-Dezembro).

Kazuo Hirai, presidente da Sony Computer Entertainment, disse que...

Chegámos à conclusão de que necessitamos de mais tempo para apurar o serviço para garantir uma melhor experiência de jogo e entretenimento do que é neste momento. O nosso objectivo é proporcionar aos jogadores novas experiências de jogo apenas disponíveis na Playstation Home. Gastar mais tempo no desenvolvimento e na closed beta reafirma o nosso compromisso de trazer um serviço de qualidade, mantendo a tradição Playstation.
O Home é um "mundo" virtual de interacção social e conteúdos online que tem prometido ser um dos grandes trunfos da Playstation 3.
Está em desenvolvimento desde o início de 2005. Foi anunciado em Março de 2007, com lançamento previsto para Outubro/Novembro dessa ano. Em Setembro desse ano, na Tokio Game Show foi adiado para a Primavera de 2008.

Agora, a data do lançamento já não será a Primavera de 2008, nem o Verão, nem o Outono... nem me parece viável estar à espera do seu lançamento antes de 2009.

Ler Tudo...

Battlefield: Bad Company - Como conseguir as tais 5 armas

O site PlanetBatlefield revelou como alegadamente se conseguirá ter acesso às famosas 5 armas de Battlefield: Bad Company, que estiveram para ser pagas por quem as quisesse usar, tendo a EA mudado de ideias depois de algum desagrado e pressão dos jogadores:

Aqui fica:

  • Assault (F2000 Assault Rifle): Para desbloquear, regista o teu "nome de soldado". (Onde? Boa pergunta...)
  • Demolition (USAS12 Shotgun): Para desbloquear, verifica os teus stats online aquando o lançamento.
  • Support (M60 Light Machinegun): Para desbloquear, assina a Newsletter Batlefield.
  • Recon (QBU88 Sniper Rifle): Para desbloquear, faz a pré-encomenda online do jogo ou compra-o num dos revendedores que entrem na "promoção".
  • Specialist (UZI Submachine Gun): Para desbloquear, faz o download e joga a demo do jogo.
Sinceramente, já farta... EA sempre em grande.

Ler Tudo...

[Art. Opinião] A revolta dos europeus contra a Sony Europa

A relação entre a Sony e os europeus, há muito que não é propriamente um casamento feliz. Felizmente em Portugal, o excelente trabalho desenvolvido pela Sony Portugal tem feito, na medida do possível, que a imagem Playstation seja muito bem vista por terras lusitanas.

Mas há coisas que escapam ao controlo da Sony Portugal, que desempenha bem o seu papel no terreno, mas está sempre dependente das grandes estratégias e decisões definidas pela Sony Japão... e Sony Europa.



Já na geração anterior, onde a Playstation 2 fez as primeiras incursões e explorações no mundo do multiplayer online, ficaram feridas por sarar no que toca à diferenciação de tratamento para com os europeus, que ainda hoje boa parte dos imensos jogadores da altura não perdoam nem esquecem (nos quais eu me incluo).
Exemplo: o Socom 3 - a série Socom, produzida pela Zipper Interactive que pertencia à Sony, sempre foi a mais jogada na PS2- esteve meses e meses à espera de um muito necessário patch de correcção para a versão europeia, que na versão americana saiu pouco depois do lançamento. Nos EUA, chegaram a sair também 3 map packs, o Socom seguinte (Combined Assault), patchs para o Socom Combined Assault, e nós na Europa sem o patch para o Socom 3... para não falar das diferenças de muitos meses no lançamento dos jogos da série.

É claro que o lançamento americano e japonês da Playstation 3 e a diferença de alguns 4 meses até ao lançamento na Europa foi a gota de água para alguns, que por estas e por outras, disseram chega. Outros, acabaram por se habituar...
Claro que na altura as palavras de Jamie MacDonald, da Sony, também não caíram nada bem:

"Os consumidores europeus já demonstraram historicamente que não se importam [com os atrasos], porque acabam sempre por comprar tantas ou mais Playstation que os Estados Unidos ou o Japão. Na Europa, não me parece que o lançamento das nossas plataformas depois dos lançamentos americanos e japonês afecte -a longo prazo- o modo como os consumidores se sentem. Acho que daqui a 5 anos, eles já nem se lembram que a Playstation foi lançada 4 ou 5 meses depois na Europa."
Para não falar das diferenças da Playstation 3 que foi lançada depois na Europa... mas sinceramente, se vou enumerar todos os erros da Sony, tinha de fazer um novo post, e ainda nem cheguei à notícias que deram origem ao artigo...

Recentemente tem-se dado mais um pico de contestação europeia à Sony, por parte dos possuidores da Playstation 3. Não são críticas fáceis de quem embirra simplesmente com a Sony. São autênticas lamentações ou gritos de revolta de verdadeiros fans, que também já começaram a ficar fartos da atitude da empresa e têm cada vez menos margem de tolerância. Contudo, continuam todos com esperança numa mudança de atitude por parte da Sony, e é por isso que lutam.

As queixas são principalmente acerca do conteúdo da Playstation Store Europeia, mas não só. Pode parecer algo exagerado, mas compreende-se muito melhor ao saber todo o historial cuja algumas partes vos contei. Não me parece que a Playstation Store Europeia seja "o problema", mas sim o culminar de todos os problemas. Além disso, há o factor desilusão sobre o recente novo firmware que veio actualizar a Playstation Store, mas que acabou por manter a distância qualitativa entre a Store Europeia e a dos EUA e Japão.
Segundo as "queixas", a Playstation Store Europeia é muito inferior à dos EUA e Japão, não só em conteúdos mas também tecnicamente falando.
É mais difícil de navegar, tem muito poucos conteúdos (e grande parte deles são desinteressantes / inúteis / funcionam mal (PS1 e Eye Toy). Fala-se de poucos jogos da PS1, trailers antigos, poucos demos, muitos anúncios de TV de que ninguém quer saber, trailers de filmes Blu-ray que também não interessam a ninguém, atrasos no lançamento de demos e outros conteúdos (porque é que o map pack para COD4 só sai na Europa uma semana depois do que nos EUA?), etç...
É também difícil encontrar o que se está à procura, em virtude de secções divididas, não existe a opção de preview do jogo, é impossível procurar por ordem alfabética, há jogos PSP misturados com PS1, e não há nada ordenado por género de jogo.

Fala-se ainda de jogos que nunca chegam sequer a ser lançados na Europa, do atraso do Dual Shock 3, e da falta de um blog oficial Playstation para a Europa.

Estas críticas do parágrafo anterior não são minhas, foram colectadas pela Internet. Seguem-se algumas fontes:
Sony/SCEE has Screwed Europe for the last time!!
Petition: European store layout to be changed to US store
SCEE - a track record of laziness and incompetence
Open E-MAIL about SCEE laziness and incompetence
Vídeo no Youtube

E agora atirando um pensamento para o ar, já que não tenho a certeza do que vou dizer mas...
a diferença de conteúdos entre várias regiões, que causa algumas destas desigualdades na Store europeia podem dever-se a diferentes regimes no que toca à emissão de licenças e autorizações e burocracias do género.... Se formos a ver, os EUA é apenas um país, o Japão é apenas um país, a Europa são uma porrada deles. Se falha algo num dos países, deve afectar a todos. Digo isto porque não raramente os conteúdos do Live não são lançados num ou noutro país europeu (como a Alemanha, em alguns demos). E os mais inovadores ainda só chegaram ao Reino Unido (aluguer de filmes...)

E vocês, acham que trata-se de "preguiça e incompetência" da Sony, ou impossibilidades devido a factores externos? Um exagero, ou realmente já estão fartos disto? Seja qual for a vossa opinião, admiro este pessoal que se "revoltou" e que luta para termos na Europa algo melhor. Eu também já me revoltei, mas acabei por desistir...

Ler Tudo...
 

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.