Subscribe

Powered By

Free XML Skins for Blogger

Powered by Blogger

TAKEitGame

terça-feira, 15 de julho de 2008

[E3] [Opinião] Xbox Live e o futuro

Com mais de 12 milhões de assinantes em apenas 26 países e um total de receitas calculado em 1.000.000.000 dólares (mil milhões), o Xbox Live é a plataforma online da Microsoft para a Xbox 360 que elevou a experiência do jogo online a um nível nunca antes visto.

Desde sempre criticado pelo seu carácter elitista por ser reservado a assinantes (leia-se, a quem paga), muitos foram aqueles que apresentaram grandes reservas quanto a este serviço, quando do outro lado (Playstation 3), se oferecia um serviço online completamente gratuito.

Uns anos depois... podemos tirar algumas conclusões.


Numa altura em que a Sony começa aos poucos implantar na Playstation Network algumas funcionalidades prometidas desde o lançamento da consola em Novembro de 2006 que se aproximam das funcionalidades mais básicas do Xbox Live, penso que tal será suficiente para nos elucidar sobre como vão as coisas na batalha do serviço online, nesta guerra de consolas.

Não é surpresa para ninguém e deve ser do consenso geral de que a "monstruosidade" de receitas geradas pelo Live geraram um serviço e uma plataforma com que a Playstation Network não consegue competir. Dá a sensação que, enquanto o Live é uma estrutura bem pensada e construída solidamente para explorar este "novo mundo" da Internet de banda larga aliada ás consolas e as suas quase infinitas potencialidades, a Playstation 3 enfrenta um problema de falta de estrutura propicia ao desenvolvimento de novas funcionalidades. As funcionalidades que saíram até ao momento, demoraram imenso tempo a ser desenvolvidas (até parece que só o começaram a fazer depois do lançamento da consola...) e parecem sempre muito limitadas. Digamos que os programadores suam imenso para conseguir oferecer algo que devia ser básico (in-game XMB por exemplo).
Ah, nem falei do Home, que está está em desenvolvimento desde 2005!

Cabe agora a cada jogador saber qual a importância que dá ao serviço online, e se está ou não disposto a pagar por tal...

[E3] Mas aos poucos as coisas iam-se aproximando (a in-game XMB finalmente chegou) e poderia-se pensar que tudo se equilibraria...

Eis se não quando vejo as novidades da conferência da Microsoft na E3 em relação ao Xbox Live...

• Jogar a partir do disco rígido. Não se tratam de instalações, e muito menos obrigatórias. É uma opção que permite copiar o conteúdo do disco do jogo para o disco rígido. Os tempos de loading diminuem, poupa-se o leitor, e evitam-se possíveis fraudes ao ser necessário o disco do jogo dentro da consola, para jogarem a partir do disco rígido.

• Acesso ao Marketplace a partir de qualquer PC.

• Confirmação dos rumores quanto aos Avatars. Numa de The Sims, são personalizáveis e prometem ser a nova fase de evolução da identidade virtual de cada jogador.
• A reinvenção da Dashboard num conceito completamente inovador que ainda não foi muito dado a conhecer o seu modo de funcionamento, mas vejam o vídeo mais à frente!
• Sistema de Party, aplicado ao Live. Com suporte até 8 jogadores, permitem manter a party de um jogo para o outro, alugar um filme para ver em conjunto, partilhar fotos, etç. Funcionará com todos os jogos sem excepção. Dá jeito para reunir as tropas num chat comum, antes de irem para a jogatana habitual.
• Xbox LIVE Primetime. Numa parceria com a Endemol, o Xbox Live vai possibilitar aos jogadores irem com os seus avatars a autênticos concursos (do género Quem quer ser milionário? ou Um contra todos), onde haverá Achievements, ranks, mas também prémios "reais"! Podem ir com os vossos amigos ao concurso. Cada concurso será transmitido em tempo real para que toda a gente responda às mesmas perguntas, ao mesmo tempo. E não vai ser apresentado pelo Malato!

Sobre os últimos quantro pontos, não deixem de ver esta apresentação da E3:




• Suporte de resolução 1440x900 e 1680x1050.

E obviamente, dizem que isto é só o início... Logo veremos.

A grande desvantagem do Live por terras lusas é não oferecer (ainda?) todos os serviços já disponíveis noutros países. (Eu quero filmes para alugar!!).
Ok, não resisto a admitir que outra desvantagem é ter demasiados americanos. E não se trata de um comentário xenófobo, mas da voz da experiência lol. Há excepções, mas a larga maioria... enfim, não se recomenda.

_________________________________________________________
Não percam se seguida a conferência da Sony. Vamos o que têm na manga para mostrar ao público. Se bem que não sei se farão grandes promessas. Afinal, as últimas promessas ainda estão por cumprir...

Ler Tudo...

E3- Resident Evil 5 co-op



Disponível em lançamento mundial dia 13 de Março de 2009, data anunciada ontem na E3.

E por acaso(?), calha a uma sexta-feira 13...

Ler Tudo...

Novas cores nos comandos Wireless da X

Qual o mais feio?


Foram apresentadas duas novas cores do comando Wireless da Xbox 360.
Programados para sair a 30 de Novembro nos EUA, a um preço de 49.99 dólares. Também estará disponível um pack que incluirá ainda um cabo Play&Charge e um pack de bateria recarregável, por 64.99$

Quanto à Europa, who knows...?

Ler Tudo...

E3- Fallout 3



Além deste vídeo, o site oficial agora encontra-se em www.prepareforthefuture.com e contém um teaser algo estranho. Podem também subscrever uma newsletter.

Ler Tudo...

E3- Gears Of War 2

Durante a conferência da Microsoft, na E3 2008, Cliff Bleszinski anunciou que Gears Of War 2 irá ser lançado no dia 7 de Novembro deste ano.

O vídeo é da campanha de GoW 2... adorei.

Ler Tudo...
 

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.