Ontem realizou-se em Londres um evento particularmente importante para a Sony. O seu nome, Playstation Day 08. Conferencias, jogos, interactividade, etc. Tudo o que se pode esperar de um evento de tecnologia do entretenimento esteve lá. E convenhamos... a Sony não faz por menos.
À parte de alguns problemas técnicos no curso de certos eventos, a verdade é que foi um sucesso, tanto para a marca, que vê aqui mais uma oportunidade de dinamizar ainda mais a sua consola e marca, como para o publico em geral que se deliciou com o que viu. E claro, a imprensa especializada esteve lá... em peso.
Houve anúncios bons, e outros não tão bons, principalmente para os jogadores. Uma grande decepção foi, de facto, o adiamento de Killzone 2 para Fevereiro de 2009. A decepção era enorme, pois está quase implícito que este será o primeiro jogo a revolucionar o conceito de física nos videojogos, e a Sony está urgentemente a precisar de algo que distinga a sua consola das concorrentes. Vários títulos me veem à mente no sentido de provar que o tal "futuro" da Sony possa um dia chegar a um "hoje", mas no que toca à física, só Killzone será capaz de tamanha inovação. Little Big Planet também, mas mais numa vertente de jogos casuais. Este ultimo é alias, o único jogo da Sony que pessoalmente me desperta alguma curiosidade no que toca a inovação.
Continuando com o evento propriamente dito, vamos fazer uma espécie de retrospectiva sobre o que de mais essencial se passou, e no fim farei a minha analise de tudo o que se passou. Não se preocupem que não serei muito duro. Tentarei sim, ser justo e objectivo.
Kaz Hirai fez algumas declarações importantes na conferencia. A referencia que os territórios PAL são muito importantes para a Sony estava na ordem do dia, ou não estivéssemos nós no Millenium dome, em Londres. Adiantou que a importância da Europa para a sony é provada através do desenvolvimento de alguns "peso pesados" da Sony em estúdios europeus, como por exemplo: Buzz, Singstar, formula 1, Killzone, e o tão aguardado Little Big Planet.
Ele diz também que o que realmente interessa em ultima análise são os jogos, e Kai Hirai compromete-se que a Sony levará as "credenciais de entretenimento multi facetado da PS3" a um outro nível. Adianta que os grandes passos no caminho da maior qualidade já estão a ser dados, e que já existem casas de desenvolvimento que escolhem já a Playstation 3 como sua plataforma principal.
Kaz Hirai disse que prevê um tempo de vida para a consola de 10 anos, e que muito embora não ignore o facto da consola ter passado por alguns problemas no que toca à aceitação tanto do publico como pela critica, a verdade é que "tem melhorado muito desde o ultimo ano" e que 2008 será um ano em grande. Ele admite que os únicos títulos de peso até agora foram o GTA IV e Gran Turismo 5: Prologue.
Gran Turismo 5: Prologue, Little big Planet, Resistance 2, Haze, Motorstorm 2 e Buzz serão os "grandes pilares" para 2008, assim como o Blu-ray e o PlayTV. É uma "decisão fácil" de tornar a PS3 no centro de jogos e entretenimento - adiantou
Quanto ao tópico do HOME - sensível neste momento, diga-se - Kai Hirai teceu comentários muito reveladores. "HOME" sairá para o fim deste ano, e só será lançado quando realmente estiver pronto e do agrado da Sony. Ele pede desculpa pelo atraso, mas acha que é necessário mais tempo de desenvolvimento.
A questão da PSN foi abordada com toda a "pompa e circunstancia" adiantando que 8 milhões de jogadores já fizeram "Sign up" sendo que 3 milhões deles são europeus.
David Reeves tomou a palavra a determinada altura para revelar alguns números no que toca a vendas. Ele revelou que já obtiveram 12 milhões de consolas vendidas, 5 milhões delas na Europa. Reeves sente-se orgulhoso quanto as estes factos, comparando a PS2, relativamente ao tempo de lançamento. Para terminar as vendas, não podia de deixar de dizer que " venderam mais PS3 na Europa que Xbox 360".
Little Big Planet já tem data de lançamento. O jogo sairá em Outubro, contendo "mais de 50 ambientes" sendo que a parte mais aliciante do jogo é "a criação dos próprios extras por parte do jogador"
Seguiram-se vídeos da PSN, Little Big Planet, e... o grande Killzone 2. Com isto veio a confirmação que o jogo só sairá para Fevereiro de 2009. A decepção reina, mas com isto cresce ainda mais o "Hype". A história do mercado assim nos ensina.
Seguiu-se Resistance 2, e aqui entra em cena Ted Price, presidente da Insomniac Games, que apresenta várias facetas do jogo, como Comunidade, Campanha, Co-op, e o factor competitivo. Ele refere que o site myresistance.net será completamente modificado, com o intuito de se virar mais para a comunidade, ficando com um aspecto que se assemelhará a sites como o Facebook. Ted Revela que para alem de vários factores que não pode neste momento revelar, saber-se-á mais sobre a história de Hale e os Chimera. Oito jogadores em co-op teem a sua própria história, progressão, recompensas, etc. Ele lembra que o jogo está a 6 meses do lançamento.
David Reeves toma novamente o lugar, dizendo em tom humorístico que Ted sempre lança os seus jogos a tempo.
É altura para Metal Gear Solid 4, para dizer que o jogo permanece com a data de 4 de Junho de 2008 num lançamento mundial, e será incluindo num pack que consistirá numa consola PS3 de 40 gigas de disco, e o respectivo jogo.
Segue-se a sequela do jogo de lançamento da consola, Motorstom 2. O original vendeu 3 milhões de cópias, e é passado no ecrã um vídeo de Motorstorm Pacific Rift. O jogo está com visuais impressionantes, e espera-se uma experiência muito mais rica em qualidade, e fundamentalmente em conteúdo, coisa que o primeiro jogo carecia um pouco na altura do seu lançamento.
Siga agora para Mirror´s Edge. O jogo enquadra-se no género acção, e mistura elementos de shooter com... sei lá !? "Parkour?" Sim, é isso, Parkour. O aspecto está fabuloso com gráficos muito bons, sendo os mesmos muito peculiares. Dá a sensação de conter uma espécie de Ceel Shading misturado com o Foto-Realismo. É um jogo multi-plataformas, mas ainda assim importante ser encaixado neste tipo de evento.
O facto do Blu-Ray ter saído vencedor da "batalha" da alta definição, não podia de deixar de ser mencionado. Uma das grandes razões para esta vitória é apontada pelo facto de haver já um grande numero de consolas Playstation 3 no mercado. É dito também que já existe 5 milhões de europeus com aparelhos de Blu-Ray só na europa, e que o direcionamento seguinte é BD LIVE.
Seguiram-se várias estimativas e previsões de vendas de consolas Playstation 3 e PSP´s em várias regiões do mundo para este ano de 2008, e a grande meta da Sony em consolidar a sua marca no mercado através dos jogos de alta qualidade que aí veem.
O evento acaba com um agradecimento geral, e um pedido de desculpas pelos vários problemas técnicos que teimaram em aparecer. O evento foi considerado um sucesso, dado que o objectivo inicial foi integralmente cumprido.
Agora vamos as minhas considerações:
Acho que este tipo de eventos por parte das marcas é uma mistura entre apresentações de produtos/serviços e dinamização de uma marca, com campanhas de autentica propaganda, por vezes barata. Ainda assim considero que é muito importante que estes acontecimentos aconteçam, dado que teem como sua base principal, a informação generalizada, e respectiva aproximação entre a marca e seus consumidores. Não só a Sony, como todas as marcas.
A Sony consegue um feito que eu não me lembro de acontecer em mais nenhuma marca. Ela consegue a proeza de não ir completamente de encontro às necessidades fundamentais dos jogadores, principalmente europeus, com atrasos sucessivos em jogos, conteúdos indisponíveis, falta de clareza e objectividade nalguns produtos, promessas várias que ficam na gaveta, etc etc e ainda assim consegue ser uma autentica campeã de vendas em solo europeu, e consegue ter sob sua alçada uma autentica legião de fãs que muitas vezes "cegamente" acreditam, e seguem de uma forma quase "fanática" tudo aquilo que lhes é dito e prometido.
O evento Playstation Day 08 deste ano foi um autentico sucesso, porquê? Simples, eles são muito bons nisto. A publicidade/Marketing desta marca é minuciosamente cuidada, e por consequência conseguem obter os resultados que querem e quando querem. É, e julgo que sempre será um "monstro" imparável neste particular.
Os meus parabéns à Sony pelo excelente trabalho que faz neste capitulo, e as outras marcas que vejam e estudem bem a forma desta conduzir os seus propósitos. Tenho a certeza que aprenderiam muito.
Fiquem com um vídeo do Gametrailers. com que retrata de uma forma muito resumida o que se passou neste grande evento da Sony, em pleno solo europeu.
Que GTA ia vender muito, já todos sabíamos. Não sabíamos era exactamente até onde poderia ir. Pois bem, aqui ficam alguns números engraçados:
Venderam-se 6 milhões de unidades a nível mundial, até ao momento.
3,6 milhões no primeiro dia.
Facturou 500 milhões de dólares na primeira semana
Só no Reino Unido foram 631 mil cópias no primeiro dia e praticamente 1 milhão de cópias ao fim de apenas 5 dias, o que representa 61,2% de todas as vendas de software dessa semana. Só não não bateu os números de venda na primeira semana de três jogos de 2007 (FIFA 08, Brain Training e Call of Duty 4.)
Retirou o primeiro lugar dos mais vendidos a Wii Fit, estando a vender a um ritmo de 9 para 1 em relação a este.
É o jogo mais jogado no Xbox Live, tendo destronado o -quase- todo poderoso Call of Duty 4.
Fonte - números não oficiais, baseados em estimativas.
ACTUALIZADO: Alguns números corrigidos (que diziam respeito apenas ao UK) e outras "curiosidades" adicionadas. Fonte Ler Tudo...
Provavelmente com o intuito do combate à pirataria, a versão de Mass Effect para PC terá um registo online obrigatório.
Depois de instalado, o jogo tentará fazer o registo automático através da Internet. Caso não estejam ligados à Internet, podem jogar durante cinco dias, e todos os dias o jogo vai tentar proceder ao registo. Se passado dez dias não tiverem feito o registo, não poderão jogar mais, até fazê-lo.
Depois disso, a cada cinco dias o jogo faz uma ligação à Internet para validar o registo por um período de 10 dias. Por isso sempre que estiverem mais de 10 dias sem ligar à net (como quando vamos de férias para a terrinha...), deixam de poder jogar mais até ser possível estabelecer uma ligação para validação de registo... por mais 10 dias.