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TAKEitGame

quinta-feira, 12 de junho de 2008

[Análise] Race Driver: Grid


Análise por: deuteros

Confesso que não sou muito adepto de jogos de corridas. Joguei vários Colin Mcrae´s na Playstation 2, e na Xbox 360 o Forza Motorsport 2 e PGR4. Ainda estava este Race Driver: Grid na fase de desenvolvimento quando algo me despertou neste jogo, através dos vários vídeos que entretanto eram disponibilizados ao publico. Havia qualquer coisa nos ditos vídeos que me atraíam.

A data de lançamento chegou, e resolvi comprá-lo. Esta é a minha análise a um jogo que considero ser das melhores experiências nos jogos de corridas desta geração, com bastante potencial para ser um produto de referencia em futuros jogos deste género.


A Codemasters sempre foi uma das melhores casas a fabricar titulos de corridas, e sempre presenteou os jogadores com produtos de grande qualidade e com consequente sucesso. A primeira incursão desta empresa britanica nesta geração foi o Colin Mcrae: Dirt, um titulo que se revelou bastante sólido e com uns visuais assinaláveis. Race Driver: Grid é a nova aposta desta empresa a ter em conta neste momento, numa altura em que o mercado já se apresenta com titulos de elevadíssima qualidade neste genero.

Os homens que criaram esta pérola estavam concerteza cientes disto, pois este titulo é dotado dos visuais mais impressionantes que já tive o prazer da assistir em jogos deste tipo, com uma jogabilidade ultra viciante, e como os produtores tantas vezes apregoaram, "It´s all about the race". Especial destaque também para o excelente motor de jogo, o EGO engine, que serve de base a uma experiência verdadeiramente alucinante, e que se mostra sempre bastante competente, mesmo em alturas que pensamos que poderia haver um descréscimo técnico, tal é, às vezes, a quantidade de situações que acontecem ao mesmo tempo no ecrã.

Se vocês são daqueles que gostam de coleccionar elevados números de veículos, desde triciclos a camiões TIR, e para melhorar umas décimas numa prova, cromar os parafusos do apoio do motor, este jogo não é definitivamente para vocês. Grid é um jogo puramente arcade, e não quer de forma nenhuma ser outra coisa que não isso mesmo. Diria que é uma experiência que junta na perfeição o cinematográfico e o realismo, com o melhor do arcade automóvel.

Race Driver: Grid está para os jogos de carros como Call of Duty 4 está para os shooters. Podem contar com visuais ultra realísticos, acompanhados de uma jogabilidade super divertida e viciante.


Mas... vamos lá destrinçar isto melhor:

Em Grid vocês encarnam o papel de um jovem piloto que ambiciona ter a sua própria equipa. Como o dinheiro é coisa que não existe ao principio, vocês terão de o ganhar correndo por outras equipas. Depois de terem dinheiro suficiente, já podem formar a vossa equipa, comprando o vosso primeiro carro, e partir dai começa a saga de ganharem mais dinheiro para comprarem novos carros para poderem correr em novos eventos que vão surgindo. Os pontos de reputação é também um alvo do jogador. Estes últimos permite-vos subir no ranking mundial de pilotos,e permite também que novas licenças sejam alcançadas.

Consoante vão subindo a vossa conta bancária e os vossos pontos de reputação, podem optar por contratar um colega de equipa para correr com vocês, noutro carro como é óbvio, e também obter melhores patrocínios.

A customização do(s) vosso(s) carro(s)s é limitada e somente visual, contando com várias combinações de cores, e alguns padrões de pintura ao vosso dispor. Limitada sim, mas muito bem feita.

Todos os eventos são divididos em 3 territórios: América, Europa e Japão. Cada território tem uma certa tendência para determinados tipos de corridas. A América é mais dada aos Muscle-Cars - carros de grande potência e cilindrada - com pistas indicadas para o efeito. A Europa mais vocacionada para as provas de Turismo, com o Japão mais virado para provas de "Drifting".

Ao fim de cada "Season" podem correr no mítico "24LEmans". Aqui podem contar com a já conhecida prova de "endurance", com a implementação de ciclos de dia/noite absolutamente espectaculares. Nesta prova estão as já conhecidas 4 categorias que correm nesta prova: LMP1, LMP2, GT1 e GT2. Podem encontrar também aqui, os pilotos que na realidade correm nesta prova, como Nelson Piquet, Pedro Lamy e Tom Kristensen, etc.


Recuando no tempo

Este jogo introduz uma nova função chamada de "Flashback". Quantas vezes estão vocês a fazer uma corrida quase perfeita, para na penúltima curva se despistarem e estragarem uma corrida que estava quase ganha. Concordarão que este é um sentimento altamente frustrante, principalmente em jogos de simulação, como Forza Motorport 2 ou Gran Turismo.

Aqui quando algo corre mal, podem pausar o jogo e aderir à função "Flashback", que no fundo o que faz é recuar no tempo os acontecimentos - Estilo Prince of Persia: Sands of time - de forma a fazerem melhor aquela curva que vos fez bater frontalmente contra uma barreira. Não pensem que esta função é infinita. Têem um numero especifico de "Flashbacks" à disposição de acordo com o nível de dificuldade que decidiram optar. Quem achar que esta função estraga todo o prazer de condução pode sempre activar o modo "Pro", tirando todas as ajudas e assistências na condução, mas posso garantir-vos que esta nova função é muito bem implementada e equilibrada.

O sistema de danos é outra característica que faz com que este jogo se realce de todos os outros. É certo que não é nenhuma revolução a implementação de um sistema de danos progressivo, mas é da minha sincera opinião que não existe nenhum jogo que aplique tão bem o sistema de danos quanto este. É verdadeiramente impressionante a forma com que trabalharam este aspecto. Quanto à forma em que este influencia a vossa corrida, dizer apenas que o vosso carro consegue suster até um determinada nível de estrago, informação essa que têem sempre acesso ao lado do vosso conta-quilómetros, através de luzes que vos indicam qual o sector do carro que sofreu danos. Quando o veiculo se encontra gravemente danificado, a corrida obviamente não pode prosseguir, a não ser optando pela função "flashback" e refazer o que foi mal feito por nós.


Os carros, as pistas e os modos ...ou o "sumo da cena"


Ao todo o jogo dispõe de 45 carros no total. Não é muito, é certo, mas posso dizer-vos que cada um deles é fiel à sua característica na realidade, e excelentemente bem representados, tanto na jogabilidade, como ao nível gráfico e sonoro.


Não se pense que com isto a variedade não esteja presente neste jogo, muito pelo contrário. Em Grid vocês têem à disposição um vasto leque de estilos de corrida. Desde Muscle Cars, Touring Cars, Carros Tuning, Open Wheels, até aos destruction derby´s e derby bangers. Gostaria de dar aqui um especial destaque às provas de Pro Touge, que consiste num duelo entre dois pilotos que correm por um primeiro lugar em montanhas super perigosas e traiçoeiras, em corridas absolutamente vertiginosas. Condições atmosféricas é coisa que não faz parte deste jogo, mas podem contar com cenários diurnos e nocturnos de grande qualidade. Posso assegurar-vos que quando fizerem uma prova nocturna de Pro Touge, será concerteza uma experiência que nunca mais irão esquecer.

A sensação de velocidade aqui é absolutamente vertiginosa, a inteligência artificial é da melhor já vista até agora neste género, com os pilotos adversários sempre prontos para vos dificultar a vida na tentativa de evitar que ganhem um lugar no pódio.

Race Driver : Grid não tem certamente uma física ao nível de um Forza Motorsport 2, mas por outro lado, quem é que disse que uma mecânica realística é sinonimo de divertimento? Grid consegue provar na perfeição este mesmo conceito, apresentando um sistema de "realidade quanto baste". De certo que não agradará aos puristas da simulação automóvel, mas será muito bem recebido por aqueles que não querem saber que, se mudarem o amortecedor XPTO pelo GTi turbo compressor o carro ficará mais leve em 0.5% numa determinada pista.


O som e banda sonora

No capitulo sonoro o jogo está muito bom, embora não revolucione nada. Os sons dos carros são fieis à realidade, o publico reage aos acontecimentos de uma forma bastante credível, desde aplausos aos sons de espanto quanto há um embate ou despiste. A banda sonora é composta por vários estilos de musica, que vão do electrónico, Trance, até ao rock e musica sinfónica. Há inclusive algumas musicas que nos dão a sensação de estarmos num filme Matrix. Imaginem isto a correr em pistas super vertiginosas e com a adrenalina aos saltos.


Multiplayer

Cansados do offline, e prontos para mostrar ao mundo os vossos dotes automobilísticos? Pois bem, aqui podem contar com corridas até 12 jogadores, em sistema de Match Making, numa excelente configuração de "Lobby".

O Online deste jogo traduz-se de uma forma bastante sólida, e que em circunstancias normais tudo corre sobre rodas e com uma jogabilidade bastante fluída. Os 3 territórios estão disponíveis online oferecendo várias pistas e modos de jogo ao jogador. Podem inclusive bater tempos da Global Leaderboard com a excelente integração do "Ghost Car". O sistema de danos penaliza bem quem acha que os outros adversários conduzem boa almofadas para poderem encostar os vossos carros, se bem que há a opção também para tirar os danos nos veículos, caso assim preferirem.

Muito embora tenham a opção de jogar em "ranked" ou não, a verdade é que o numero de opções disponíveis para a vertente multijogador é um pouco decepcionante. Ainda assim, as que tem estão muito bem implementadas, com muitas horas de divertimento, e muita borracha queimada, à espera do jogador.



Conclusão

Tecnicamente irrepreensível, Grid é absolutamente brilhante, a todos os níveis. É seguramente um dos melhores jogos deste género nesta geração, para não dizer mesmo o melhor. Munido de um motor de jogo super competente e capaz (EGO engine), Grid representa a simbiose perfeita entre um grafismo absolutamente fantástico com uma jogabilidade até agora sem paralelo no arcade automóvel.

Este jogo é completamente obrigatório a qualquer fã do arcade, e fortemente recomendado aos apreciadores de corridas virtuais no geral.

Parabéns Codemasters, porque mais uma vez fica constatado que vocês percebem mesmo disto, e têem a noção clara de qual a formula a aplicar para tornar os jogos de corridas tão divertidos.

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quarta-feira, 11 de junho de 2008

Greve atrasa MGS4


Devido à recente greve dos camionistas muitas lojas estão incertas sobre a disponibilidade do jogo dia 12 de Junho, data em que é lançado mundialmente. Algumas delas como a Fnac e a ReplayZone já mudaram inclusivé a data prevista para o lançamento nos seus respectivos sites e outras lojas como a Worten e Vobis não confirmam que terão o jogo dia 12/6. Quem estava a pensar deslocar-se a um grande centro amanhã para a compra do jogo poderá não encontrar cópias do tão aguardado Metal Gear Solid 4 à venda.

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Requisitos oficiais de Spore


A Maxis decidiu divulgar os requisitos oficiais do seu novo e ambicioso titulo, Spore.
O lançamento do jogo está marcado para Setembro e este é um dos jogos mais esperados do ano, ou não fosse feito pela mente brilhante de Will Wright.
Podem também ver as placas gráficas suportadas neste link.
De notar que a série 9xxx da Nvidia e a 3870 e 3870x2 não estão listadas no site e até agora não se sabe se foi esquecimento (o mais provável) ou se realmente há problemas.


Para Windows XP
- Processador 2.0 GHz P4 ou equivalente
- 512 MB RAM
- Placa de vídeo de 128 MB, com suporte para Pixel Shader 2.0
- Pelo menos 6 GB de espaço no disco

Para Windows Vista
- Processador 2.0 GHz P4 ou equivalente
- 768 MB RAM
- Placa de video de 128 MB, com suporte para Pixel Shader 2.0
- Pelo menos 6 GB de espaço no disco

Para computadores que usam chipsets gráficos built-in, o jogo necessita pelo menos de:

- Chipset Intel integrado, com 945GM ou acima
- 2.6 GHz Pentium D CPU, ou 1.8 CHz Core 2 Duo, ou equivalente
- 768 MB RAM

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terça-feira, 10 de junho de 2008

Call of Duty: World at War será na segunda guerra mundial



Depois de muitos rumores vem agora a confirmação. O próximo Call of Duty chamar-se-á Call of Duty: World at War, está a ser desenvolvido pela Treyarch (COD3) e será passado na segunda guerra mundial, mais propriamente nas ilhas do pacifico.
O jogo utilizará o motor de jogo de COD4, e o primeiro trailer do jogo chegará no dia 23 de Junho.

Entre outros, podem contar com:

- Jogar com o exercito americano vs exercito japonês.
- Jogar com o exercito soviético vs Exercito alemão
- Cooperativo online até 4 jogadores
- ambientes destrutiveis com lança chamas.
- Continuação da utilização de Perks (muito ao estilo de COD4)
- Xbox 360 como base do desenvolvimento do jogo

Fonte

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Humor: World of World of Warcraft!


'Warcraft' Sequel Lets Gamers Play A Character Playing 'Warcraft'
Podem rir-se com esta suposta expansão para o World of Warcraft em que jogam na pele de um jogador de World of Wacraft. Brilhante!

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segunda-feira, 9 de junho de 2008

VideoGames LIVE, em Lisboa nos dias 6 e 7 de Dezembro


O VideoGamesLIVE é um evento que desde 2005 corre o mundo inteiro a realizar concertos orquestrados com as musicas mais famosas dos videojogos que nós tão bem conhecemos.
Mais do que agradar aos jogadores este evento ajuda também a difundir a industria e a torná-la mais popular, para que cada vez mais pessoas possam apreciar aquilo que os videojogos nos têm vindo a oferecer ao longo dos anos.
Os concertos são complementados por efeitos de luz, vídeos, e actuações em palco para integrar ainda mais o publico no ambiente já por si fantástico.

E finalmente chegou a vez de Portugal ter a oportunidade de assistir a este espectáculo, nos dias 6 e 7 de Dezembro de 2008 no Campo Pequeno em Lisboa vão poder ver e ouvir as musicas que fizeram parte da vossa vida "videojogavél"

Aqui está a lista das musicas de jogos que costumam passar no concerto, embora possa sempre surgir uma nova devido aos jogos lançados:

Mario / Pac-Man
Zelda / Castlevania
Halo / Tron
Final Fantasy /
Warcraft / Chrono Cross
StarCraft II / Metroid
Sonic / Tomb Raider
Metal Gear Solid / Myst
Kingdom Hearts / Beyond Good & Evil
Medal of Honor / Monkey Island
God of War / Advent Rising
BioShock / Earthworm Jim
Civilization IV / EverQuest II
Guitar Hero / Contra
Headhunter / Jade Empire
Splinter Cell / Rainbow Six

Quanto aos Bilhetes estão já disponivéis em www.ticketline.pt onde podem consultar lugares vagos e os preços que ficam entre os 50€ e os 20€

Para aqueles mais cépticos ficam aqui dois videos que mostram valer a pena uma noite passada a ouvir o que sempre jogamos

World of Warcraft


Metal Gear Solid

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Humor- MGS4 e o maravilhoso Blu-ray




Edit: Vídeo reposto.

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X360 com Blu-ray incorporado, anunciada dentro de momentos...

Ou talvez não. Anda por aí o rumor de que hoje de manhã (daqui a bocadito vá...) a Microsoft vai anunciar uma nova Xbox 360 com um leitor de Blu-ray incluído, e ainda mais barata que a Elite! Contra-senso? Também pensei nisso...

Quando estiverem a ler isto provavelmente já saberão se os rumores eram verdadeiros ou não. De qualquer maneira gostaria de dizer que não acredito minimamente nessa hipótese. Não faz qualquer sentido uma mudança de estratégia da Microsoft a favor do Blu-ray, muito menos neste momento. Mas os rumores são muitos...

Se tal notícia se confirmar eu... entrego os prémios do torneio do COD4 a uma instituição de caridade (quand.. ermm, se os ganhar)!

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Dizem que...

... os vídeos que se seguem contêm o primeiro episódio do Qore. O que nos deixa aqui impasse... Se fosse o Qore, seria ilegal vê-lo. Mas se fosse algo ilegal, não poderia estar no Youtube...
Enfim, digamos que talvez não seja o primeiro episódio do Qore. De qualquer maneira fica o aviso: Não vejam os seguintes vídeos, principalmente se forem do tipo "eu nunca pirateei um único jogo na vida... nem o do galo". Não nos responsabilizamos se a ASAE vos entrar pelo quarto dentro...

Parte 1



Parte 2


Parte 3

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domingo, 8 de junho de 2008

Forza Portugal!!

Apreciem^^
Numa altura em que o "hype" da selecção portuguesa de futebol no Euro 2008 está em alta, o nosso sentido patriótico vem sempre ao de cima, e o país respira futebol.

E foi para apoiar a selecção, que o 5inco criou no Forza Motosport 2, esta beleza que podem ver acima.
Cliquem...

  • no "Ler Tudo" para ver mais fotos;
  • nas fotos, para aumentar o tamanho;
  • e no link final, para verem todas as fotos disponibilizadas.





PS: a pintura não é exactamente igual em todas as fotos pois existem várias "versões" que vão sendo melhoradas.

Fonte: PTJogos

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sábado, 7 de junho de 2008

May I Ax your question?


Preparem-se para mais novos updates a Team Fortress 2.
A Valve anunciou que o próximo update irá se centrar na classe Pyro, e como ao Medic, irá receber 3 novas armas e 36 novos achievements.
A primeira arma a ser a anunciada é o Axtinguisher que irá fazer metade do dano do machado já presente no jogo mas quando o inimigo está a ser vitima de um churrasco, o Axtinguisher só fará dano critico.
A Valve não deu nenhuma data de lançamento deste update mas deixou claro que já estava quase acabado, apenas tem de dar os toques finais.
Dando agora uma opinião pessoal à noticia, acho que as produtoras deviam seguir o exemplo da Valve, lançam updates ao jogo significativos regularmente sem exigir nada por eles sem ser divertimento.

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Afrika existe!

Ultimamente, muito se tem voltado a falar sobre Afrika, ainda que nada de concreto sobre o jogo tivesse sido apresentado. Trata-se de um jogo apresentado pela primeira vez já há algum tempo pela Sony (exclusivo PS3), na altura mostrando a savana Africana com gráficos apaixonantes. Desde então nada mais foi revelado, até agora.

Em baixo podem ver um vídeo de Afrika, que sabemos agora que não deverá chegar ao velho continente. Afrika é então um jogo claramente de foto-jornalismo, que nos coloca numa espécie de Safari africano. Um jogo que só deverá aguardar aqueles que ainda vêem os documentários do National Geographic, mas aos que vivem no Japão.


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8.5 milhões já têm GTA IV (eu não sou um deles, infelizmente)

A Take-Two acaba de revelar que GTA: IV já vendeu 8.5 milhões de cópias em todo o mundo, desde o seu lançamento no dia 29 de Abril, até ao fim de Maio. É bom lembrar que possivelmente ainda este ano vamos ter mais conteúdos episódicos via Xbox Live em exclusivo (pelo menos para já) para a X360. Os conteúdos estão agendados para o 1º trimestre do ano fiscal de 2009 da Rockstar que vai desde o fim de Novembro até fim de Fevereiro.

Grand Theft Auto contínua assim a sua caminhada pelo mundo dos recordes de vendas.

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sexta-feira, 6 de junho de 2008

O episódio das restrições da Konami às análises de MGS4



Num jogo como Metal Gear Solid 4, é normal que haja uma busca mais evidenciada por análises ao jogo. A Konami também sabe disso e impôs restrições muito especificas às analises feitas pela imprensa da especialidade. Estas restrições incluíam a não revelação do tamanho da instalação na PS3 e as condições que esta era efectuada, assim como a não revelação do conteúdo e tamanho das "cutscenes" do jogo.

Tudo isto passaria despercebido a todos, não fosse a revista EGM recusar-se a fazer a analise em protesto a estas restrições. Este facto ganhou contornos que a Konami nunca esperou que viessem a acontecer, e sentiram-se por isso na obrigação de explicar todo este assunto à imprensa.

A Konami veio agora levantar algumas dessas restrições às analises através de carta remetida ao famoso Blog Kotaku. Ryan Payton da Kojima Productions disse que essas restrições teem o intuito de proteger os fãs, no sentido de não revelar "Spoilers".

A meu ver esta justificação é... digamos, inteligente e muito oportuna, mas não deixo de pensar:

"De que forma é, não revelar os 8 minutos de instalação, mais 2 ou 3 minutos em certos actos durante o jogo, são uma forma de protecção dos fãs?"

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Filme Bioshock estreará com o 3º jogo da série



Depois do anúncio de Bioshock para a PS3, parece que a Take Two continua a querer jogar alto com este novo franchise. A companhia confirmou recentemente que Bioshock 3 irá estar disponível aos jogadores ao mesmo tempo em que o filme Bioshock estreará nos cinemas.

Quanto a Bioshock 2, o jogo estará disponível numa data especifica ainda por confirmar no ano de 2009 com plataformas também por definir.

Fonte

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Demo de Devil May Cry


A Capcom decidiu disponibilizar o demo do novo titulo da série Devil May Cry para o PC. O demo ocupa 800Mb de espaço e conta com 2 níveis diferentes onde num deles lutamos contra 4 demónios de gelo e acabamos a lutar contra um boss gigante de fogo presente em muitos dos trailers do jogo.
Podem fazer o download do demo via Ptgamers

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