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TAKEitGame

domingo, 2 de dezembro de 2007

[Artigo de Opinião] O renascer da simplicidade

A evolução das consolas, ou se preferirem, de toda a indústria, tem sido crescente em várias formas, sendo a mais visível, a evolução técnica. Esta, em poucos anos, tem-se transformado cada vez mais realista, cada vez mais preocupada com pequenos pormenores, e isso está absolutamente ligado à própria arquitectura das máquinas HD que agora se encontram no mercado. Enquanto isto é verdade, e enquanto durante grande parte deste tempo, o interesse do público tem-se centrado principalmente neste evolução técnica, não há como negar que estamos a passar por um momento de mudança.

A verdade é que ninguém viu esta mudança chegar. Todos olhavam com grande interesse para as "features" next gen da Xbox360 e da PlayStation3, e ao mesmo tempo, os jogares estavam cépticos face à nova consola da Nintendo. Mesmo com a chegada das novas consola portáteis os jogadores estavam claramente mais confiantes em relação à primeira abordagem da Sony no mercado com a PlayStation Portable, visto esta possuir muitas opções para além da possibilidade de jogar incluindo um novo formato vídeo, o agora extinto UMD. As consolas mostravam cada vez mais complexas, e à partida, era mesmo isso que os jogadores procuravam, parece que agora a realidade é outra.

A Nintendo Wii é a líder do mercado das consolas domésticas, e a NDS é não só a líder das portáteis, como a consola mais bem sucedida desta 7º geração de consolas. Como é que isto passou despercebido? Onde é os jogadores se enganaram, e que factores contribuíram para isto? Claramente, posso afirmar que as consolas HD têm neste momento menos sucesso e são menos atractivas do que as plataformas mais simples e com menos "features". Sim, também são as mais baratas, mas julgo que este sucesso vai muito mais além disso. No Japão, por exemplo, é visível o domínio das portáteis, tal como é visível que, até agora, das 3 plataformas mais vendidas, nenhuma delas tem "features" HD. Portanto, apercebemo-nos que, tecnicamente, as consolas mais fracas são as que vendem mais. E sabendo que o Japão ainda não manifestou interesse pela geração HD, torna-se lógico que estas plataformas sejam mais bem sucedidas.

Os outros mercados enfrentam situações semelhantes com o contínuo, e crescente, sucesso da Wii e as vendas constantemente sólidas da DS, de novo, as consolas mais limitadas. Que poderá querer isto dizer? A única resposta que encontro é que os jogadores estão cada vez mais interessados pela simplicidade e não tanto pela complexidade. Mais, cada vez mais, os jogadores procuram experiências que diferem daquelas que têm tido durante tantos anos. Refiro em grande parte ao comando da Wii, e o ecrã "touch screen" da NDS. Estes novos meios ofereceram à indústria novas formas de abordar os videojogos, e os jogadores manifestaram interesse nisso. Então com isto, podemos chegar a uma nova conclusão, os modos de jogar convencionais são cada vez menos atractivos comparativamente a estas novas experiências que as plataformas da Nintendo oferecem.

Voltando ao Japão, dou-vos alguns exemplos do tipo de software que se tem vindo a disponibilizar para a DS. "Jogos" que nos ensinam a cozinhar (não é o cooking mama), "jogos" que mostram como se deve tratar a pele, "jogos" que ensinam o utilizador a fazer massagens", mesmo livros disponibilizados no formato de cartucho. Gostem ou não, são este tipo de coisas que têm feito com a NDS se torne um fenómenos cultural no Japão, onde 1 em cada 7 pessoas possuem uma. E nos outros mercados, é possível observar um interesse em software menos convencional: Brain Age, Guitar Hero, Buzz, Rock Band, Sudoku... Será que o realismo, os géneros convencionais estagnaram? Pelos visto, podemos deduzir outra coisa ainda. A componente gráfica não é tão importante como pensávamos.

O sucesso que este software tem tido, e mais propriamente, o sucesso que estas plataformas têm tido, começa já a atrair os produtores mais importantes da indústria, e cada vez mais é comum ver grandes nomes dos videojogos a fazerem visitas a estas consolas. O exemplo mais flagrante é o do Dragon Quest IX da Square Enix. Dragon Quest é uma das séries mais importantes do Japão e um RPG de qualidade indiscutível. Depois de uma passagem pela PS2, todos julgavam que o próximo capítulo da série viaja-se para uma consola HD (PS3), a verdade é que a Square Enix decidiu anunciar o jogo para a NDS. Pensam que é caso único? Monster Hunter está agora previsto para ser lançado para a Wii, Kingdom Hearts vai aparecer fortemente nas portáteis, Ninja Gaiden está prestes a ser lançado na DS, muitos títulos da série Final Fantasy, entre muitos outros grandes nomes. Todos desejam estar representados nestas consolas porque realmente são de longe as mais originais, mais simples e mais baratas desta geração.

Enquanto um jogo de nova geração custa, em média, cerca de 10 milhões de dólares, estes títulos são mais baratos, mas só isso, são títulos que estão representados nas máquinas mais populares desta geração. Engane-se todo aqueles que aponta a Wii e a DS como plataformas casuais, estas máquinas são o futuro e acredito fielmente que terão um impacto enorme nas máquinas da "próxima geração". Talvez não venhamos a ver as próximas consolas como "powerhouses" gráficas ou "media centers", o mais certo é elas se manisfestarem como plataformas cada vez mais simples e cada vez mais originais. Se a indústria tem de corresponder ao desejo do jogadores, tudo aponta para que isto venha a acontecer.

Nuno Ramos

2 comentários:

PT Lyon disse...

Já comentei isto contigo, mas de qualquer maneira aqui fica...

Eu acho que o preço é um factor muito determinante, bem como a necessidade de uma TV HD para poder disfrutar decentemente das consolas HD.

Ah, e é claro que este artigo não se aplica em Portugal xD

LFLivramento disse...

Excelente artigo. Parabéns.

 

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