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TAKEitGame

domingo, 17 de fevereiro de 2008

A importância do Online

Bem, decidi escrever este artigo, porque sou um amante do Online... embora ainda prefira o Single-Player.
O Online junta milhões de pessoas em tudo o mundo, há cada vez mais jogadores fascinados com o Online. Parece que hoje em dia é um acessório obrigatório num videojogo. Não estou a falar de Counter Strike nem de MMORPG's, mas sim do Online nos jogos comerciais. Podemos considerar o Online como um complemento ao Single-Palyer de um jogo, e por variadíssimas vezes torna-se mesmo o mais importante. Vou-vos falar de um jogo... Call Of Duty 4. COD4 é um jogo que saiu no ano passado de 2007 para PC, X360 e PS3. O jogo por si só tem um Single-Player bastante curto... 5 horas apenas, o que não retira nenhum mérito ao próprio, mas depois de o passar (porque sim, o jogo passa-se em 4/5 dias, talvez nem tanto) o que faremos? Vamos passá-lo outra vez? Ainda não passaram 15 dias, e vamos trocá-lo? Vamos à loja para nos darem dinheiro por ele? Nenhuma das hipóteses anteriores está correcta... a opção correcta é VAMOS JOGAR ONLINE! E ai o Online torna-se sem dúvida o mais importante. Envolve milhares e milhares de pessoas a jogar um só jogo. COD4 foi dos jogos mais jogados Online em 2007, e eu percebo, porque entra-se num ambiente fantástico do qual já não se consegue sair... é simplesmente brilhante. Eu sinceramente, apenas gosto de jogar fps's online, simplesmente acho aquilo fantástico, e com certeza que o online enriquece muito o próprio jogo!

Bioshock... outro FPS que foi lançado em 2007 e considerado por muitos o jogo do ano. O jogo tem um Single-Player tem uma longevidade "bruta"... umas boas 20 horas de jogo que é preciso para o passar. Mas no entretanto não tem Online! Porque será? Porque tem um Single-Player que por si só não precisa de Online ... não me parece. A minha opinião é que Bioshock é um jogo que nunca se adequaria ao Online, por muitíssimas razões ... e no entanto como já referi foi dos melhores jogos de 2007.

E agora deixo-vos umas questões no ar... jogos como Call of Duty 4 não deveriam ter como base o Single-Player... ou será que o Single-Player no caso de COD4, é que se tornou um complemento ao Online? Ficando o Single-Player numa espécie de tutorial ou um "jogo" para quem não tem Internet ?

Conclusão, penso que o Online num jogo comercial é algo bastante importante mas que, por não se adequar a todos os jogos, não é obrigatório, mas sim um acessório de valor, que pode contribuir na classificação do jogo, ou seja, é em parte acessório e em parte importante !

E vocês? Pensam da mesma maneira que eu? Ou têm opiniões diferentes?

Obrigado

6 comentários:

NebachadnezzaR disse...

Artigo interessante.

Para mim não há nada como um bom jogo single-player, e é com algum desagrado que vejo o multi-player assumir cada vez mais um estatuto de obrigatoriedade, onde qualquer jogo, adeque-se ou não, é obrigado a ter e os que não têm são logo criticados por isso.

Isto não quer dizer que não goste de jogar online, porque gosto, principalmente FPS, desde o clássico CS ao Call of Duty, principalmente o 2 que foi o que joguei mais online, mas sempre considerei o multi-player um complemento á campanha para um jogador, uma espécie de bónus para quando acabamos o jogo mas não o queremos arrumar já na prateleira.

Além disso uma coisa que nunca gostei no multi-player é que ao contrário do single-player, onde a experiência é sempre aquela e é a que os programadores queiram, no online estamos sempre dependente de quem jogamos. Se tivermos sorte encontramos gajos porreiros com quem se joga bem. Se temos azar temos que levar com uma cambada de putos que só dizem asneiras e divertem-se mais a matar os colegas de equipa que os adversários, já para não falar de quando entramos num servidor cheio de l33ts em que mal fazemos respawn somos logo abatidos...

Falando do CoD em particular, acho o teu comentário um pouco ingrato para com o jogo. Call of Duty é sinónimo de uma campanha curta, sempre o foi e sempre o será, mas alongá-la seria tornar o jogo repetitivo e aborrecido. Missões recheadas de acção com tamanha intensidade nunca se podem alongar muito, senão acabam por perder precisamente aquilo que as torna tão espectaculares, e neste jogo o multi-player sempre foi o bónus. É quase um "venha pelo single-player, fique pelo multi-player", até porque quem quer um jogo só pelo online mais vale esperar pelo UT3, esse sim com uma campanha que só serve para treinar (apesar de pelos vistos nesta sequela esse aspecto estar melhorado).

Por isso mesmo acho que chamar a campanha do CoD4 de "tutorial" é errado e ingrato para com uma das melhores experiências single-player da actualidade.

blackh0le69 disse...

Na minha opinião o Online hoje em dia é um complemento ao single-player. Infelizmente, não o usofruo para já, porque não tenho condições para isso. Mas tenho de reconhecer que hoje em dia, com um jogo a 70€, é preciso que este dure. Como tal, o Call of Duty 4 perde grande parte do seu valor sem o Online, por exemplo.

Agora isto tudo depende dos jogos, quando estes têm maior longevidade, ou não são jogos em que se possa ter uma competição 1x1, então nesse caso a integração do online é pura estupidez.

PT Lyon disse...

Eu sou de uma "escola" recente dos fans do online nas consolas. Desde que saiu o Socom na PS2, que 90% do que eu jogo é online, e com muito pouca variação dos jogos até. Raramente acabo um jogo offline, e farto-me depressa da falta de interacção virtual com outras pessoas. Claro que há excepções, poucas, que me fazem deixar o online de lado por algum tempo. Mas se não puder jogar online, e isso já aconteceu recentemente, acabo por me afastar dos jogos e da consola... perco o interesse.

O online está a ser mal avaliado na maior parte das situações. Não é um requisito para nenhum jogo. Há jogos que simplesmente podem não ter online, ou aliás, devem não ter online. Mas parece que a maior parte do pessoal está a fazer do online um requisito de qualidade.

O multiplayer online para mim não é um modo de jogo, é mais um género de jogo. Um jogo só pode ter sucesso online se a componente online for vista como tão ou mais importante que o single player. E dá muito trabalho manter um jogo online. Querer ter tudo, um online mt bom e um single player como antigamente, é não ter nenhum dos dois.
Claro que agora há aqueles jogos que trazem o modo online como um "extra", como uma "extensão do single player", que é uma expressão que começa a ganhar muitos defensores. Mas os "onlines" como extensão do single player nunca passarão de experiências online medíocres, que ficam desertas uma semana depois da saída do jogo, quando passa a moda (que nem chega a ser moda. novidade, vá...).

Por isso penso que tenderão a surgir jogos pensados e feitos apenas para o jogo online, dedicando todos os seus recursos ao melhoramento da experiência online, e sem qualquer single player. Por outro lado, os jogos single player vão deixar de fornecer o online e aplicar todos os seus recursos no offline. É uma questão de especialização.

E a mesma analogia se poderia aplicar aos serviços online da Sony e da Microsoft. Mas isso fica para outra ocasião.

LFLivramento disse...

Podia encher um texto enorme para comentar este assunto, mas penso que o Blackh0le e o Lyon já disseram tudo .

No caso particular do CoD4, a verdade é que achei absolutamente fantástico a campanha single player, e estou quase todos os dias no online do jogo.

Ainda na perspectiva do single player do jogo, acho que quantidade não é de todo sinonimo de qualidade. está muito bom como está. Desse ponto de vista, não colocaria nem mais um milímetro ao Single player do jogo.

Na vertente online, tenho a dizer que este jogo é das melhores experiências online que já tive nesta geração de consolas.

blackh0le69 disse...

O Lyon acabou de se contradizer... tá todos os dias batido até às tantos no CoD 4, um jogo em que o online é um complemento aquela campanha fabulosa, e depois faz-me um post destes!

PT Lyon disse...

O COD4 é um caso notório em que o offline foi reduzido e o online passou a ter um grande destaque. Caso contrário, o single player teria um tamanho normal...

 

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