Subscribe

Powered By

Free XML Skins for Blogger

Powered by Blogger

TAKEitGame

terça-feira, 9 de setembro de 2008

[Artigo de opinião] MyGames Zon

Realizou-se dia 25, 26 e 27 deste mês um evento não muito usual em Portugal, ou melhor, com esta importância em Portugal.
O Portugal Game On foi realizado com uma parceria da rede My Games e pela empresa Zon, que as tantas mudaram o nome do evento para MyGames Zon, para convidar jogadores a irem lá e participarem em variadíssimos torneios, tal como as qualificações do World Ciber Games Portugal, experimentar alguns jogos que estavam à disposição e porque não conviver com pessoas que partilham o mesmo gosto por videojogos.

O evento realizou-se no Centro de Congressos do Estoril e ,apesar do espaço não ser da dimensão de uma E3 ou Game Convenction, era bastante agrádavel.
A consola que esteve presente durante este evento foi a Xbox 360 pois a Microsoft era uma das maiores patrocinadoras do evento causado com que ambas a PS3 e a Wii não tivessem lugar neste evento, o que o tornou um bocado monótono.

Ao contrario do que estava previsto, este texto irá contar a minha opinião sobre o evento em si, o que estava bom, o que estava mal e porque não o que estava assim assim.
Continuem a ler.


Eventos destes não são muito comuns em Portugal, aliás arrisco-me a dizer que este foi o primeiro evento com a dimensão que este teve e consequentemente alguns erros foram feitos devido à inexperiência da organização, falarei sobre estes mais além.

Mal ao entrar no recinto onde o My Games Zon teve lugar notou-se a grande aposta no marketing, era Xbox 360 por todo o lado, cartazes de exclusivos para a consola da Microsoft em todas as paredes e bancadas da Zon com alguns minijogos,como um em que quanto mais se gritava mais o bonequinho andava.
O facto de ser uma empresa detentora de uma consola a "tomar" conta do evento deixou-me algum receio sobre o que iria ver e, apesar de algumas situações bizarras como a proibição de ter uma PSONE na exposição retro, a Microsoft soube aproveitar bem a oportunidade que teve para publicitar os seus produtos.
Durante uma apresentação da mesma sobre a Xbox 360 como Media Center, os apresentadores andaram a atirar ao publico caixas com 3 meses do Live grátis, Gears of War para o PC, Viva Pinata e Forza 2 para o público, que quebrou com a confraternização entres os jogadores que se notou durante todo o evento tendo havido os regulares moshes para apanhar os CDs (eu ainda apanhei 6 meses de Live e o Gears para o PC e nem precisei de saltar para cima de ninguém).

Foi bom ver Portugal a receber um evento deste tamanho e para confirmar isso, foi dada a oportunidade aos jogadores de experimentar ,pela primeira vez em toda a Europa, o Gears of War 2 em dois eventos separados: um ,supostamente, para a imprensa e outro para o publico em geral. Os jogadores receberam com muito agrado o jogo apesar de não ter sido dado muito tempo para o jogar. Foi possível experimentar o Multiplayer do jogo que levou com algumas funcionalidades novas. Mais detalhes sobre o jogo na antevisão do PTOnlineGaming.

A acontecer em paralelo com tudo isto, foi a final das qualificações de Portugal do World Cyber Games para decidir quem iria representar o nosso pais na Alemanha. Claro que o jogo que despertava mais interesse para os "comuns mortais" era o Counter Strike mas passado algum tempo o que realmente estava a chamar a atenção era o Guitar Hero 3 com os jogadores a tocar musicas como One dos Metallica, 666 The Number of The Beast dos Iron Maiden e porque não Through Fire and Flames dos Dragonforce. Todos os que assistiram à final do GH3 quando viram os 2 finalistas a jogar ficaram tal e qual o Myamoto quando viu os Avatares da Microsoft, simplesmente preplexos.
No Counter Strike, os defs ganharam a qualificação contra os Revoltados, voltando a provar o porquê de serem considerados o melhor clã de Portugal.
A juntar a GH3 e a Counter Strike, houve Halo 3, Need for Speed Pro-Street e Fifa 08.

Mas não foi apenas o World Cyber Games a ter os seus torneios, a Powercolor, para quem não conhece é uma fabricante de placas gráficas da ATI, teve os seus torneios de Counter Strike Source, Call of Duty 4 e Forza 2 mas infelizmente a dimensão do torneio foi pequena tendo ficado a usar um espacinho num canto do recinto.

Uma das coisas que me surpreendeu foi o concurso de Cosplay que pensava não existir em grande quantidade no nosso pais. Foram interpretadas personagens como Lara Croft de Tomb Raider, Nightmare de Soul Calibur, Tidus de Final Fantasy 10 e ,como todos os concursos de Cosplay não ficam completos sem esta personagem, Sephiroth de Final Fantasy VII. O concurso foi ganho pela personagem KOSMOS de Xenosaga que podem ver nesta foto. A similaridade com a personagem valeu-lhe uma Xbox 360.


Talvez o acontecimento mais cómico do evento foi durante a apresentação de Fifa 09 em que num slideshow aparece um DualShock. Mal o publico reparou nesse pequeno detalhe não faltaram os bitaites e pequenos insultos que decerteza deixaram o apresentador pouco à vontade mas que soube dar bem a volta à situação. Até o pessoal da Microsoft quando olhou para a imagem perguntou ao apresentador "Então?".
Mas falando sobre o jogo apresentado, podem contar com uma antevisão para breve mas posso dizer que nunca fui grande fã de jogos de Futebol mas este aqui promete.

Por vezes os jogos são como o vinho, quanto mais velhos melhor, e para mostrar isso houve uma pequena exposição com consolas e jogos que maravilharam-nos à alguns anos atrás. Foi possível experimentar consolas como SNES, Nintendo 64 e Mega Drive e jogar jogos como o original Mortal Combat, Contra e Streets of Rage.


Houve também direito a conferências sobre temas como In Game Advertising, Produção e distribuição de videojogos em Portugal:factores críticos de sucesso, entre outros que infelizmente não tive o prazer de assistir mas que sites como o Rumblepack tiveram o prazer de gravar.

Agora falando sobre o que correu mal neste evento, eu sei que era isto que vocês queriam ler não aquela seca toda em cima, logo ao entrar no recinto onde tudo se passava notava-se bastante espaço vazio que apenas foi ocupado no segundo dia por dezenas de jogadores de Magic. Os roqueiros da consola que andavam a jogar Guitar Hero 3 para o torneio não tinham direito a barreiras para impedir que os mais curiosos se chegassem e eventualmente distraíssem o jogador, cheguei a assistir um concorrente que perdeu um jogo porque um membro do Staff deu-lhe um encontrão. Tal como disse anteriormente não pude assistir a algumas conferências pois não sabia que o horário seria coincidente às apresentações realizadas no palco principal. Mas isto tudo não quer dizer que o evento tenha sido mal, aliás ainda bem que aconteceu pois todos sabemos como é Portugal no que toca aos Videojogos e todos estes erros deve-se ao facto da inexperiência da organização para eventos como este.
De certeza que para o próximo ano tudo estará melhor.


0 comentários:

 

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.