Subscribe

Powered By

Free XML Skins for Blogger

Powered by Blogger

TAKEitGame

quinta-feira, 3 de abril de 2008

[Art. de Opinião] O porquê das instalações na Playstation 3

Todos os donos de uma Playstation 3 já se devem ter perguntado porque raio são obrigados a proceder à instalação de alguns jogos, que não é propriamente rápida, e ocupa muito espaço no disco rígido...
Com a agravante de alguns desses jogos também possuírem uma versão para a Xbox 360, onde não se procede a qualquer instalação... (tome-se como exemplo Devil May Cry 4).

O MTV Multiplayer foi à procura da resposta a esta questão, e chegou a conclusões deveras interessantes:

- A "culpa" é da tecnologia de leitura de disco do Blu-ray. Tem características próprias que aliadas à grande capacidade do disco, dificultam a leitura do mesmo, o que tem como consequência maiores períodos de carregamento (load), em relação ao anterior formato DVD. A melhor maneira de dar a volta a isto, é proceder à instalação (transferência de informação para o disco rígido, onde o acesso é muito mais rápido).
- É também de salientar as dificuldades que o autor do artigo diz ter tido para chegar a esta simples resposta. Parece que é um assunto tabu que nem editoras nem a Sony querem falar.

Passem uma vista de olhos pelo artigo para saberem mais detalhes sobre o problema da tecnologia de leitura do Blu-ray, ou formas utilizadas pelos programadores de jogos para dar a volta a este problema ao mesmo tempo que tentam evitar a opção de instalação no disco rígido

Estando a notícia dada e os factos em cima da mesa, vamos à crítica, depois do Ler Tudo.


Vou assumir que leram o artigo indicado na íntegra e proceder a algumas considerações.

Temos duas consolas no mercado (sim, duas... vocês percebem...) com estratégias bem definidas, que trazem vantagens e desvantagens.
Neste momento temos um Blu-ray triunfante vs DVD e um futuro "sistema de distribuição digital de conteúdos" como refere Bill Gates.

Ora, corrijam-me se estiver enganado, mas a grande vantagem do Blu-ray seria a sua grande capacidade de armazenamento, que permitiria aos jogos ter um tamanho nunca antes visto. O que parece vir a confirmar-se, nomeadamente com os 50GB que Metal Gear Solid 4 ocupa. Como poderia algum dia a Xbox 360 ter um jogo com 50GB de tamanho??
Contudo recentemente começaram surgir vários jogos que têm como opção a instalação e consequente ocupação de espaço no disco rígido. Com Devil May Cry deixou de ser uma opção para ser um requisito obrigatório. Razões para isto? Diminuição dos tempos de carregamento, durante o jogo. Ou deverei dizer lentidão na leitura do Blu-ray?
Então o formato físico em que era suposto caber tudo e mais alguma coisa, precisa de ocupar espaço no disco rígido?? Isso é um contra-senso! Se a moda pega, e parece estar a alargar-se, os jogadores que tiverem uma PS3 vão estar dentro em breve a ter de pensar que jogo hão de desinstalar para instalar um jogo novo qualquer, com dificuldades na gestão do espaço do disco. E a isto junta-se a standartização da versão de 40GB na Europa?? Mais um contra-senso...
Quem tem a Playstation 3 diz-me que não se importa com a instalação, que torna o jogo mais rápido e tal... Mas pronto, eu também digo que o período "injogável" do pós-Natal no Xbox Live foi compensado pela Microsoft... Enfim, acabamos sempre por ser comidos e tentamos fechar os olhos ao que não nos convém, quer consciente, quer inconscientemente.

Soubemos agora da técnica de duplicar o conteúdo dentro do Blu-ray, para permitir uma velocidade de leitura maior e evitar a instalação. Mas isto leva a outra pergunta. Até que ponto os 50Gb de Metal Gear Solid são mesmo 50GB?? Se usarem esta técnica, o jogo em si ocupa apenas 25GB, ou ainda menos, dependendo do número de vezes que o conteúdo está repetido. Se pelo contrário forem 50GB de jogo e não usarem esta técnica, qual será o espaço necessário para a instalação? Ou será que não terá instalação, logo terá carregamentos muito lentos??

O caso torna-se mais grave... (grave não, grave é cometer um crime), torna-se mais estúpido nos jogos que requerem instalação na Playstation 3, quando a versão semelhante da Xbox 360 não o faz. Neste caso, qual a vantagem de se usar um Blu-ray? Bastava lançar o jogo em DVD e evitavam-se todos os problemas... Deixavam de haver instalações e carregamentos lentos.

Uma coisa parece clara. Os jogos em Blu-ray têm obrigatoriamente de padecer de um destes três males: Carregamentos Lentos, Requisito de Instalação no Disco Rígido ou Multiplicação do Mesmo Conteúdo no Disco (o que lhe diminui imenso o espaço útil). Agora é só escolherem qual deles preferem.

No meio de tudo isto convém fazer uma referência à Xbox, antes que me caia meio mundo em cima. A crítica dava para um novo artigo, pelo que vou resumir... Neste momento o sistema de distribuição digital de conteúdos proposta por Bill Gates, como solução ao desastre do HD-DVD não me satisfaz como cliente que sou. A verdade é que reconheço que sim, aí pode e deve estar o futuro (negar as visões de futuro do Bill é insensato xD), mas a verdade é que hoje em dia a Xbox 360 não tem suporte físico (disco rígido) apropriado (salvo nas Elites?) nem a preços competitivos (preço dos discos rígidos vendidos à parte), nem existem os mesmos conteúdos atractivos em todos os países, para que se possa pensar na distribuição digital a curto prazo.

Portanto a conclusão lógica deste artigo ser-vos-à tão inesperada como me foi a mim, mas neste momento, a melhor solução quanto aos formatos físicos para as consolas é...

Continuar com o formato DVD...
e
dividir os jogos que o requeiram em vários DVDs (como aconteceu com Lost Odyssey para a Xbox 360), se for preciso...


5 comentários:

BigLord disse...

Ou seja, no fim disto tudo, os double-layer DVDs da Wii é que saem vencedores, acabaste de te auto-ownar xD

PT Lyon disse...

mas alguém falou da Wii?? lol

isso é outro campeonato. E a Wii n é a unica consola a usar DVD DL...

alias, nem sabia que usava...

quando falo em "DVD"s, incluo obviamente os DL...

LFLivramento disse...

Eu continuo a achar o que sempre achei. Blu-Ray óptimo para filmes, problemático para jogos.

Talvez mais tarde com uns firmwares a coisa vá lá no que toca a velocidade de leitura desse formato, mas enquanto um milagre desse não acontece, e a imposição presente que as companhias têem à força de fazer os jogos multiplataformas o mais parecidos possível, este problema só tem tendência para se agravar cada vez mais.

Para bem dos seus possuidores,a Sony tem de começar a adoptar politicas concretas no sentido de mostrar às companhias de jogos e seus consumidores, o que é que pretende com a sua maquina. Uma consola de jogos? um centro multimédia? um leitor de filmes ? o quê, afinal? Ela é tudo, mas não se excede em nada, e quando o tenta fazer, nunca é nos jogos, é sempre noutra coisa qualquer.

Eles que façam da maquina aquilo que nunca devia ter deixado de o ser na íntegra. Uma consola de jogos, ponto.

Tragam lá o "ingame XMB" que é isso que 90& dos jogadores Playstation 3 realmente querem, e deixem-se de merdas de updates que só servem para fazer comichão ao disco rígido.

Anónimo disse...

Eu acho q este assunto poderia ser aproveitado e de que forma pela Microsoft, isto porque apesar de eu estar de acordo com a playsation na politica de pensar em novos formatos de armazenamento isto pq o dvd terá o seu fim ( apesar de para mim a diferença de ver um filme num bom dvdplayer ou num bluray não me faz diferença e são pontos sem nexo que muito gostamos de debater), mas também estou de acordo com o Sr Gates, porque se realmente formatos como o Live conseguirem diminuir o tempo de download tal como se espera q daqui a uns anos se faça os jogos seram descarregados (o que vai ser uma grande revolução)e se assim for e se os tempos de descarregar um jogo for como descarregar um Filme no MEO podemos ter um projecto tipo STEAM em que através da nossa conta podemos ver os jogos q temos em qq pc e fazer download (mas mais rápido) e por ultimo os discos rigidos q são bem carotes e o meu de 20g não sobreviveria a esta revolução...
para td o ppl do live desculpem na tar a jogar COD 4 mas tou marrar até domingo...fikem bem
Marshal A

Anónimo disse...

Para mim a sony deu um passo maior que a a própria perna. xD com esta treta toda do blu-ray.

BlackTiger

 

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.