Subscribe

Powered By

Free XML Skins for Blogger

Powered by Blogger

TAKEitGame

domingo, 16 de março de 2008

Simplesmente Harcore!

Simplesmente HardCORE!
por Zaraki_no_DS_Grimjaw

O que é ser Hardcore?

O Porquê desta súbita obsessão por novidades clássicas apelidadas de hardcore, apenas porque incluem todos aqueles modus operandi e clichés dos títulos que fizeram historia na sua época?
Será o casual para meninos e ignorantes nestas andanças, ou serão estes os títulos que levam de base a uma evolução e revolução para cada um dos diferentes géneros?

É certo que cada titulo referenciado como “casual-game” tem como mote principal o dinheiro fácil.
Utiliza a ideia de um jogo com conteúdo simples e de grande sucesso, para fazer vários doppelgängers de baixo orçamento que convençam os incultos que por menos dinheiro têm a mesma fórmula daquele que a popularizou.

Após a invasão galopante destes “Touch-generations” e “Simple-games”, houve uma classe que ergueu o estandarte de quatro milhões de HP e disse bem alto que esta geração não foi feita para DvD`s de três centímetros.
São os Hardcore gamers, a população devota ao seu jogo, aqueles que são os melhores naquilo que fazem.
Mas serão eles os que apenas jogam títulos violentos, com sangue a rodos, e inimigos viscerais?
Ou serão apenas profissionais nos seus jogos de eleição?


Se nos guiarmos pelos jogos baptizados como harcore, encontramos títulos normalmente com dificuldades acrescidas, personagens principais armadas até aos dentes, que enfrentam inimigos titânicos e aguerridos capazes de nos fazer ver o ecrã de gameover vezes sem conta.

Podemos incluir nesta categoria aqueles aclamados pela mídia como tal, God of war, Devil may cry e claro Ninja Gaiden.
O que é facto é que todos estes títulos, moderam as mesmas características entre si, um protagonista com forte aparência que ao longo da aventura vai ganhando novos poderes, inimigos extremamente poderosos que obrigam o jogador a pensar cada uma das suas acções, pois também é nestes jogo em que recuperar energia é acontecimento raro, por vezes até os save points contribuem para a dificuldade obrigando o jogador a percorrer longas áreas entre cada um.
O que acontece hoje em dia é que todos estes títulos têm vários modos de dificuldade, o que lhes retira o cunho de hardcore, pois é possível terminá-los em níveis de dificuldade mais baixos, independentemente da perícia do jogador.


Esta definição Hardcore-game é puro marketing não existem jogos hardcore, mas sim jogadores Hardcore.
O Verdadeiro Jogador Hardcore, é aquele que no seu jogo, no seu género, ou mesmo na sua plantaforma, pode afirmar que é o melhor entre os melhores, que está sempre informado e aceita qualquer desafio.
E a habilidade de cada um varia, existem jogadores que chegam ao fim de Super Mário World em menos de onze minutos, outros que superam chuvadas de tiros em Mushihimesama Futari sem recorrer a continues, e alguns utilizam o dedilhar fervoroso para fazer incríveis pontuações em Guitar Hero.

Por isso quer passem horas a jogar WiiSports, e minutos a jogar Army of two, não deixam de ser jogadores Hardcore, são vocês que fazem a vossa maneira de jogar e não são os jogos que vos fazem a vocês.
Existe por ai muito título apelidado de “casual” que exige muito mais de vós do que qualquer outro titulo “hardcore” (volto a referir que tudo isto é puro marketing), não receiem novas experiências nem as negligenciem por outras muitas vezes repetidas exaustivamente que apenas se aproveitam da fama que outros conseguiram criar e não inovam em nenhum aspecto.

1 comentários:

LFLivramento disse...

Eu sou, sem duvida nenhuma, um jogador hardcore. Gostos das coisas bem feitas, e essencialmente sou muito dedicado naquilo que gosto.

3 pais nossos, e 7 avés marias para mim :)

 

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.