Subscribe

Powered By

Free XML Skins for Blogger

Powered by Blogger

TAKEitGame

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Retrospectiva do evento Playstation Day 08



Ontem realizou-se em Londres um evento particularmente importante para a Sony. O seu nome, Playstation Day 08. Conferencias, jogos, interactividade, etc. Tudo o que se pode esperar de um evento de tecnologia do entretenimento esteve lá. E convenhamos... a Sony não faz por menos.

À parte de alguns problemas técnicos no curso de certos eventos, a verdade é que foi um sucesso, tanto para a marca, que vê aqui mais uma oportunidade de dinamizar ainda mais a sua consola e marca, como para o publico em geral que se deliciou com o que viu. E claro, a imprensa especializada esteve lá... em peso.

Houve anúncios bons, e outros não tão bons, principalmente para os jogadores. Uma grande decepção foi, de facto, o adiamento de Killzone 2 para Fevereiro de 2009. A decepção era enorme, pois está quase implícito que este será o primeiro jogo a revolucionar o conceito de física nos videojogos, e a Sony está urgentemente a precisar de algo que distinga a sua consola das concorrentes. Vários títulos me veem à mente no sentido de provar que o tal "futuro" da Sony possa um dia chegar a um "hoje", mas no que toca à física, só Killzone será capaz de tamanha inovação. Little Big Planet também, mas mais numa vertente de jogos casuais. Este ultimo é alias, o único jogo da Sony que pessoalmente me desperta alguma curiosidade no que toca a inovação.

Continuando com o evento propriamente dito, vamos fazer uma espécie de retrospectiva sobre o que de mais essencial se passou, e no fim farei a minha analise de tudo o que se passou. Não se preocupem que não serei muito duro. Tentarei sim, ser justo e objectivo.


Kaz Hirai fez algumas declarações importantes na conferencia. A referencia que os territórios PAL são muito importantes para a Sony estava na ordem do dia, ou não estivéssemos nós no Millenium dome, em Londres. Adiantou que a importância da Europa para a sony é provada através do desenvolvimento de alguns "peso pesados" da Sony em estúdios europeus, como por exemplo: Buzz, Singstar, formula 1, Killzone, e o tão aguardado Little Big Planet.

Ele diz também que o que realmente interessa em ultima análise são os jogos, e Kai Hirai compromete-se que a Sony levará as "credenciais de entretenimento multi facetado da PS3" a um outro nível. Adianta que os grandes passos no caminho da maior qualidade já estão a ser dados, e que já existem casas de desenvolvimento que escolhem já a Playstation 3 como sua plataforma principal.

Kaz Hirai disse que prevê um tempo de vida para a consola de 10 anos, e que muito embora não ignore o facto da consola ter passado por alguns problemas no que toca à aceitação tanto do publico como pela critica, a verdade é que "tem melhorado muito desde o ultimo ano" e que 2008 será um ano em grande. Ele admite que os únicos títulos de peso até agora foram o GTA IV e Gran Turismo 5: Prologue.

Gran Turismo 5: Prologue, Little big Planet, Resistance 2, Haze, Motorstorm 2 e Buzz serão os "grandes pilares" para 2008, assim como o Blu-ray e o PlayTV. É uma "decisão fácil" de tornar a PS3 no centro de jogos e entretenimento - adiantou

Quanto ao tópico do HOME - sensível neste momento, diga-se - Kai Hirai teceu comentários muito reveladores. "HOME" sairá para o fim deste ano, e só será lançado quando realmente estiver pronto e do agrado da Sony. Ele pede desculpa pelo atraso, mas acha que é necessário mais tempo de desenvolvimento.

A questão da PSN foi abordada com toda a "pompa e circunstancia" adiantando que 8 milhões de jogadores já fizeram "Sign up" sendo que 3 milhões deles são europeus.

David Reeves tomou a palavra a determinada altura para revelar alguns números no que toca a vendas. Ele revelou que já obtiveram 12 milhões de consolas vendidas, 5 milhões delas na Europa. Reeves sente-se orgulhoso quanto as estes factos, comparando a PS2, relativamente ao tempo de lançamento. Para terminar as vendas, não podia de deixar de dizer que " venderam mais PS3 na Europa que Xbox 360".

Little Big Planet já tem data de lançamento. O jogo sairá em Outubro, contendo "mais de 50 ambientes" sendo que a parte mais aliciante do jogo é "a criação dos próprios extras por parte do jogador"

Seguiram-se vídeos da PSN, Little Big Planet, e... o grande Killzone 2. Com isto veio a confirmação que o jogo só sairá para Fevereiro de 2009. A decepção reina, mas com isto cresce ainda mais o "Hype". A história do mercado assim nos ensina.

Seguiu-se Resistance 2, e aqui entra em cena Ted Price, presidente da Insomniac Games, que apresenta várias facetas do jogo, como Comunidade, Campanha, Co-op, e o factor competitivo. Ele refere que o site myresistance.net será completamente modificado, com o intuito de se virar mais para a comunidade, ficando com um aspecto que se assemelhará a sites como o Facebook. Ted Revela que para alem de vários factores que não pode neste momento revelar, saber-se-á mais sobre a história de Hale e os Chimera. Oito jogadores em co-op teem a sua própria história, progressão, recompensas, etc. Ele lembra que o jogo está a 6 meses do lançamento.

David Reeves toma novamente o lugar, dizendo em tom humorístico que Ted sempre lança os seus jogos a tempo.

É altura para Metal Gear Solid 4, para dizer que o jogo permanece com a data de 4 de Junho de 2008 num lançamento mundial, e será incluindo num pack que consistirá numa consola PS3 de 40 gigas de disco, e o respectivo jogo.

Segue-se a sequela do jogo de lançamento da consola, Motorstom 2. O original vendeu 3 milhões de cópias, e é passado no ecrã um vídeo de Motorstorm Pacific Rift. O jogo está com visuais impressionantes, e espera-se uma experiência muito mais rica em qualidade, e fundamentalmente em conteúdo, coisa que o primeiro jogo carecia um pouco na altura do seu lançamento.

Siga agora para Mirror´s Edge. O jogo enquadra-se no género acção, e mistura elementos de shooter com... sei lá !? "Parkour?" Sim, é isso, Parkour. O aspecto está fabuloso com gráficos muito bons, sendo os mesmos muito peculiares. Dá a sensação de conter uma espécie de Ceel Shading misturado com o Foto-Realismo. É um jogo multi-plataformas, mas ainda assim importante ser encaixado neste tipo de evento.

O facto do Blu-Ray ter saído vencedor da "batalha" da alta definição, não podia de deixar de ser mencionado. Uma das grandes razões para esta vitória é apontada pelo facto de haver já um grande numero de consolas Playstation 3 no mercado. É dito também que já existe 5 milhões de europeus com aparelhos de Blu-Ray só na europa, e que o direcionamento seguinte é BD LIVE.

Seguiram-se várias estimativas e previsões de vendas de consolas Playstation 3 e PSP´s em várias regiões do mundo para este ano de 2008, e a grande meta da Sony em consolidar a sua marca no mercado através dos jogos de alta qualidade que aí veem.

O evento acaba com um agradecimento geral, e um pedido de desculpas pelos vários problemas técnicos que teimaram em aparecer. O evento foi considerado um sucesso, dado que o objectivo inicial foi integralmente cumprido.

Agora vamos as minhas considerações:

Acho que este tipo de eventos por parte das marcas é uma mistura entre apresentações de produtos/serviços e dinamização de uma marca, com campanhas de autentica propaganda, por vezes barata. Ainda assim considero que é muito importante que estes acontecimentos aconteçam, dado que teem como sua base principal, a informação generalizada, e respectiva aproximação entre a marca e seus consumidores. Não só a Sony, como todas as marcas.

A Sony consegue um feito que eu não me lembro de acontecer em mais nenhuma marca. Ela consegue a proeza de não ir completamente de encontro às necessidades fundamentais dos jogadores, principalmente europeus, com atrasos sucessivos em jogos, conteúdos indisponíveis, falta de clareza e objectividade nalguns produtos, promessas várias que ficam na gaveta, etc etc e ainda assim consegue ser uma autentica campeã de vendas em solo europeu, e consegue ter sob sua alçada uma autentica legião de fãs que muitas vezes "cegamente" acreditam, e seguem de uma forma quase "fanática" tudo aquilo que lhes é dito e prometido.

O evento Playstation Day 08 deste ano foi um autentico sucesso, porquê? Simples, eles são muito bons nisto. A publicidade/Marketing desta marca é minuciosamente cuidada, e por consequência conseguem obter os resultados que querem e quando querem. É, e julgo que sempre será um "monstro" imparável neste particular.

Os meus parabéns à Sony pelo excelente trabalho que faz neste capitulo, e as outras marcas que vejam e estudem bem a forma desta conduzir os seus propósitos. Tenho a certeza que aprenderiam muito.

Fiquem com um vídeo do Gametrailers. com que retrata de uma forma muito resumida o que se passou neste grande evento da Sony, em pleno solo europeu.


1 comentários:

Anónimo disse...

"Gran Turismo 5: Prologue, Little big Planet, Resistance 2, Haze, Motorstorm 2 e Buzz serão os "grandes pilares" para 2008 (...)"

que pobreza franciscana. :|

 

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.