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TAKEitGame

quinta-feira, 12 de junho de 2008

[Análise] Race Driver: Grid


Análise por: deuteros

Confesso que não sou muito adepto de jogos de corridas. Joguei vários Colin Mcrae´s na Playstation 2, e na Xbox 360 o Forza Motorsport 2 e PGR4. Ainda estava este Race Driver: Grid na fase de desenvolvimento quando algo me despertou neste jogo, através dos vários vídeos que entretanto eram disponibilizados ao publico. Havia qualquer coisa nos ditos vídeos que me atraíam.

A data de lançamento chegou, e resolvi comprá-lo. Esta é a minha análise a um jogo que considero ser das melhores experiências nos jogos de corridas desta geração, com bastante potencial para ser um produto de referencia em futuros jogos deste género.


A Codemasters sempre foi uma das melhores casas a fabricar titulos de corridas, e sempre presenteou os jogadores com produtos de grande qualidade e com consequente sucesso. A primeira incursão desta empresa britanica nesta geração foi o Colin Mcrae: Dirt, um titulo que se revelou bastante sólido e com uns visuais assinaláveis. Race Driver: Grid é a nova aposta desta empresa a ter em conta neste momento, numa altura em que o mercado já se apresenta com titulos de elevadíssima qualidade neste genero.

Os homens que criaram esta pérola estavam concerteza cientes disto, pois este titulo é dotado dos visuais mais impressionantes que já tive o prazer da assistir em jogos deste tipo, com uma jogabilidade ultra viciante, e como os produtores tantas vezes apregoaram, "It´s all about the race". Especial destaque também para o excelente motor de jogo, o EGO engine, que serve de base a uma experiência verdadeiramente alucinante, e que se mostra sempre bastante competente, mesmo em alturas que pensamos que poderia haver um descréscimo técnico, tal é, às vezes, a quantidade de situações que acontecem ao mesmo tempo no ecrã.

Se vocês são daqueles que gostam de coleccionar elevados números de veículos, desde triciclos a camiões TIR, e para melhorar umas décimas numa prova, cromar os parafusos do apoio do motor, este jogo não é definitivamente para vocês. Grid é um jogo puramente arcade, e não quer de forma nenhuma ser outra coisa que não isso mesmo. Diria que é uma experiência que junta na perfeição o cinematográfico e o realismo, com o melhor do arcade automóvel.

Race Driver: Grid está para os jogos de carros como Call of Duty 4 está para os shooters. Podem contar com visuais ultra realísticos, acompanhados de uma jogabilidade super divertida e viciante.


Mas... vamos lá destrinçar isto melhor:

Em Grid vocês encarnam o papel de um jovem piloto que ambiciona ter a sua própria equipa. Como o dinheiro é coisa que não existe ao principio, vocês terão de o ganhar correndo por outras equipas. Depois de terem dinheiro suficiente, já podem formar a vossa equipa, comprando o vosso primeiro carro, e partir dai começa a saga de ganharem mais dinheiro para comprarem novos carros para poderem correr em novos eventos que vão surgindo. Os pontos de reputação é também um alvo do jogador. Estes últimos permite-vos subir no ranking mundial de pilotos,e permite também que novas licenças sejam alcançadas.

Consoante vão subindo a vossa conta bancária e os vossos pontos de reputação, podem optar por contratar um colega de equipa para correr com vocês, noutro carro como é óbvio, e também obter melhores patrocínios.

A customização do(s) vosso(s) carro(s)s é limitada e somente visual, contando com várias combinações de cores, e alguns padrões de pintura ao vosso dispor. Limitada sim, mas muito bem feita.

Todos os eventos são divididos em 3 territórios: América, Europa e Japão. Cada território tem uma certa tendência para determinados tipos de corridas. A América é mais dada aos Muscle-Cars - carros de grande potência e cilindrada - com pistas indicadas para o efeito. A Europa mais vocacionada para as provas de Turismo, com o Japão mais virado para provas de "Drifting".

Ao fim de cada "Season" podem correr no mítico "24LEmans". Aqui podem contar com a já conhecida prova de "endurance", com a implementação de ciclos de dia/noite absolutamente espectaculares. Nesta prova estão as já conhecidas 4 categorias que correm nesta prova: LMP1, LMP2, GT1 e GT2. Podem encontrar também aqui, os pilotos que na realidade correm nesta prova, como Nelson Piquet, Pedro Lamy e Tom Kristensen, etc.


Recuando no tempo

Este jogo introduz uma nova função chamada de "Flashback". Quantas vezes estão vocês a fazer uma corrida quase perfeita, para na penúltima curva se despistarem e estragarem uma corrida que estava quase ganha. Concordarão que este é um sentimento altamente frustrante, principalmente em jogos de simulação, como Forza Motorport 2 ou Gran Turismo.

Aqui quando algo corre mal, podem pausar o jogo e aderir à função "Flashback", que no fundo o que faz é recuar no tempo os acontecimentos - Estilo Prince of Persia: Sands of time - de forma a fazerem melhor aquela curva que vos fez bater frontalmente contra uma barreira. Não pensem que esta função é infinita. Têem um numero especifico de "Flashbacks" à disposição de acordo com o nível de dificuldade que decidiram optar. Quem achar que esta função estraga todo o prazer de condução pode sempre activar o modo "Pro", tirando todas as ajudas e assistências na condução, mas posso garantir-vos que esta nova função é muito bem implementada e equilibrada.

O sistema de danos é outra característica que faz com que este jogo se realce de todos os outros. É certo que não é nenhuma revolução a implementação de um sistema de danos progressivo, mas é da minha sincera opinião que não existe nenhum jogo que aplique tão bem o sistema de danos quanto este. É verdadeiramente impressionante a forma com que trabalharam este aspecto. Quanto à forma em que este influencia a vossa corrida, dizer apenas que o vosso carro consegue suster até um determinada nível de estrago, informação essa que têem sempre acesso ao lado do vosso conta-quilómetros, através de luzes que vos indicam qual o sector do carro que sofreu danos. Quando o veiculo se encontra gravemente danificado, a corrida obviamente não pode prosseguir, a não ser optando pela função "flashback" e refazer o que foi mal feito por nós.


Os carros, as pistas e os modos ...ou o "sumo da cena"


Ao todo o jogo dispõe de 45 carros no total. Não é muito, é certo, mas posso dizer-vos que cada um deles é fiel à sua característica na realidade, e excelentemente bem representados, tanto na jogabilidade, como ao nível gráfico e sonoro.


Não se pense que com isto a variedade não esteja presente neste jogo, muito pelo contrário. Em Grid vocês têem à disposição um vasto leque de estilos de corrida. Desde Muscle Cars, Touring Cars, Carros Tuning, Open Wheels, até aos destruction derby´s e derby bangers. Gostaria de dar aqui um especial destaque às provas de Pro Touge, que consiste num duelo entre dois pilotos que correm por um primeiro lugar em montanhas super perigosas e traiçoeiras, em corridas absolutamente vertiginosas. Condições atmosféricas é coisa que não faz parte deste jogo, mas podem contar com cenários diurnos e nocturnos de grande qualidade. Posso assegurar-vos que quando fizerem uma prova nocturna de Pro Touge, será concerteza uma experiência que nunca mais irão esquecer.

A sensação de velocidade aqui é absolutamente vertiginosa, a inteligência artificial é da melhor já vista até agora neste género, com os pilotos adversários sempre prontos para vos dificultar a vida na tentativa de evitar que ganhem um lugar no pódio.

Race Driver : Grid não tem certamente uma física ao nível de um Forza Motorsport 2, mas por outro lado, quem é que disse que uma mecânica realística é sinonimo de divertimento? Grid consegue provar na perfeição este mesmo conceito, apresentando um sistema de "realidade quanto baste". De certo que não agradará aos puristas da simulação automóvel, mas será muito bem recebido por aqueles que não querem saber que, se mudarem o amortecedor XPTO pelo GTi turbo compressor o carro ficará mais leve em 0.5% numa determinada pista.


O som e banda sonora

No capitulo sonoro o jogo está muito bom, embora não revolucione nada. Os sons dos carros são fieis à realidade, o publico reage aos acontecimentos de uma forma bastante credível, desde aplausos aos sons de espanto quanto há um embate ou despiste. A banda sonora é composta por vários estilos de musica, que vão do electrónico, Trance, até ao rock e musica sinfónica. Há inclusive algumas musicas que nos dão a sensação de estarmos num filme Matrix. Imaginem isto a correr em pistas super vertiginosas e com a adrenalina aos saltos.


Multiplayer

Cansados do offline, e prontos para mostrar ao mundo os vossos dotes automobilísticos? Pois bem, aqui podem contar com corridas até 12 jogadores, em sistema de Match Making, numa excelente configuração de "Lobby".

O Online deste jogo traduz-se de uma forma bastante sólida, e que em circunstancias normais tudo corre sobre rodas e com uma jogabilidade bastante fluída. Os 3 territórios estão disponíveis online oferecendo várias pistas e modos de jogo ao jogador. Podem inclusive bater tempos da Global Leaderboard com a excelente integração do "Ghost Car". O sistema de danos penaliza bem quem acha que os outros adversários conduzem boa almofadas para poderem encostar os vossos carros, se bem que há a opção também para tirar os danos nos veículos, caso assim preferirem.

Muito embora tenham a opção de jogar em "ranked" ou não, a verdade é que o numero de opções disponíveis para a vertente multijogador é um pouco decepcionante. Ainda assim, as que tem estão muito bem implementadas, com muitas horas de divertimento, e muita borracha queimada, à espera do jogador.



Conclusão

Tecnicamente irrepreensível, Grid é absolutamente brilhante, a todos os níveis. É seguramente um dos melhores jogos deste género nesta geração, para não dizer mesmo o melhor. Munido de um motor de jogo super competente e capaz (EGO engine), Grid representa a simbiose perfeita entre um grafismo absolutamente fantástico com uma jogabilidade até agora sem paralelo no arcade automóvel.

Este jogo é completamente obrigatório a qualquer fã do arcade, e fortemente recomendado aos apreciadores de corridas virtuais no geral.

Parabéns Codemasters, porque mais uma vez fica constatado que vocês percebem mesmo disto, e têem a noção clara de qual a formula a aplicar para tornar os jogos de corridas tão divertidos.

5 comentários:

PTZen disse...

WALL OF TEXT... ENGAGE!!!

Agora a sério, bela review sim senhor! Até me fizeste ficar com vontade de o comprar! Já agora, tens para que plataforma? Ainda compro se vir que há pessoal para ir dar umas mocadas no online da PS3

LFLivramento disse...

Xbox 360, que foi alias a versão que testei, obviamente.

Eu por norma costumo ser pouco condescendente nas poucas análises que faço, mas bolas... tive que me render às evidências. Este jogo é mesmo muito bom.

blackh0le69 disse...

se a distribuição dos jogos x360 em Portugal não me voltar a enganar, dentro de pouco tempo (2 horas) já devo ter o GRID! A expectativa é alta, já que não tenho um jogo de carros nem me dedico com afinco a uma desde o NFS Most Wanted.

Vamos ver como corre.

PT Lyon disse...

Excelente Review deut'ros!

Tou a ver que ficaste mm apanhado pelo jogo... isso vai dar casamento :P

Lá tenho tb de o arranjar... lol

Anónimo disse...

Achas que sim Lyon?

Ele está a ser pago para dizer isto. Exactamente como ele disse, não é muito fã de jogos de corrida, mas agora "convenientemente" diz muito bem do jogo.
A mim, cheira-me que por detrás da análise, anda a rodar grandes quantidades de dinheiro. Até porque se sabe que este blog é o mais importante, dos blogs multi-consolas, claro!!
LOL
Realmente, muito obrigado deuteros, sabes bem que quero o jogo, e depois vens para aqui fazer análises dessas...SHAME ON YOU!!SHAME ON YOU!!

Boa Review, cheia de erros e tal, mas percebe-se(com um dicionário à frente claro)..

 

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