Subscribe

Powered By

Free XML Skins for Blogger

Powered by Blogger

TAKEitGame

sábado, 9 de fevereiro de 2008

[Análise] Nba 2k8 (X360 - versão testada, PS3 )


Mais um ano, mais uma incursão na série de basketball 2k da Virtual Concepts. Este é já o terceiro jogo da série a aparecer na X360 e o segundo na PS3, levando sempre a melhor - e com avanço - sobre o seu rival, Nba Live da Electronic Arts. Este ano, a EA meteu mãos à obra, e a concorrência ficou bem mais forte... a pergunta que todos os fãs de basketball colocavam era se Nba 2k8 estaria à altura.

Sem querer estragar possíveis surpresas, e depois de ter passado algum tempo a jogar Nba Live 2008, posso afirmar desde já que Nba 2k8 volta a estar por cima. Não gostava de entrar em grandes comparações, principalmente porque sou possuidor de um dos jogos e do outro tenho pouco mais de 2 ou 3 horas de experiência. Acima de tudo, 2k8 é sem sobra dúvida muito mais simulador que Nba Live 08.

A Visual Concepts teve uma abordagem bastante inteligente sobre este novo jogo. Nota-se claramente uma tentativa não de alterar ou reformular o jogo, mas simplesmente de lhe fazer algumas adições, e melhorar aqui e ali certos aspectos que não estavam no seu melhor. Desde já ficam os parabéns por esta abordagem, uma forma inteligente de tornar algo muito bom, em algo ainda melhor!

Falemos então de novidades. A primeira é a reformulação dos menus. O principal está agora mais simples, e contêm uma nova opção para além dos habituais "Game Modes", Options, Features e por aí fora. Trata-se do Nba Blacktop, uma secção em que encontramos os já habituais jogos de rua, mas também algumas novidades. O concurso de triplos e o concurso de afundanços são novidades que não passarão despercebidos a nenhum fã que se preze. Embora seja algo limitado, o concurso de triplos tem o formato habitual, e podem competir até quatro jogadores ao mesmo tempo. Seis posições de lançamento, cinco bolas, e toca a utilizar o analógico direito para executar os lançamentos. Já o concurso de afundanços, embora longe de perfeito, é uma opção muito aprofundada, com imensos afundanços e variações diferentes. Lamenta-se o facto dos controlos não serem do mais preciso que há, mas é uma opção bastante divertida sem qualquer dúvida, especialmente com um grupo de amigos.

A novidade mais marcante a nível da jogabilidade em 2k8, é o "Lock-On D". Trata-se de um sistema de defesa em "lock-on" que funciona de forma eficaz e é ultra recomendado para defender tudo o que não sejam postes. Pressionando o LT (predefinição) ficamos em "lock-on" no jogador que estamos a defender, o que nos concede uma grande facilidade nos deslizamentos, não permitindo assim tantas entradas para o cesto sem o uso de qualquer finta. O único senão é que, usando este sistema, o Shaquille O'neal pode facilmente defender um Base (Point Guard)... mas nada que vá prejudicar este sistema. Vale ainda a pena referir que temos novas animações no jogo interior, o que torna esta opção mais real e mais bem sucedida, e ainda o novo controlo de um jogador sem bola. Fácil de executar, mas algo inútil se tivermos em conta que a IA a nível ofensivo contínua a funcionar bastante bem, com os jogadores a executarem bloqueios entre sim, a executarem "screens" com frequência, entre outras coisas, sempre com o intuito de arranjar espaço para receber a bola.

De resto, quase nada mais mudou. A defesa continua a ser a principal lacuna do jogo, com os nossos companheiros controlados pela inteligência artificial a teimarem em não cortar as penetrações, a serem lentos na resposta ao comando "Double Team" e fazerem faltas completamente irrelevantes que levam a muitas jogadas de três pontos. No ataque, como já referi, as novas animações são uma boa adição, mas só afectam o jogo interior. O que sobra, está na mesma. Os turnovers sucessivos (devido aos passes "bonitos") e os constantes lançamentos falhados debaixo do cesto podem ser ultrapassados com uma visita aos "Game Sliders" (ver o fim da análise), pelo que não são um problema de maior. O sistema de fintas "isomotion" continua bastante profundo e às vezes complicado de utilizar, e os jogadores mais rápidos têm uma facilidade demasiada em penetrar na defesa adversário (experimentem fingir um lançamento e acelerar para o cesto imediatamente a seguir).

A componente audiovisual volta a mostrar-se competente, mas sem deslumbrar. A nível técnico o grafismo já está algo ultrapassado, e pedia-se atletas mais detalhados, e um melhor sistema de colisão nas animações que verdade seja dita, encontram-se num nível elevado. De realçar os elevados níveis de produção, seja pela ambiência transmitida pelos efeitos sonoros do pavilhão, como pelos comentários de qualidade aliados às repetições espectaculares e ao "Half-Time Report" - que se encontra bem mais fraco em relação ao anterior -, fazendo assim de Nba 2k8 uma autêntica "transmissão televisiva interactiva". No final do jogo temos também uma nova adição em que podemos ver o melhor em campo, a nossa percentagem de lançamentos detalhada por zonas e por jogador e ainda a estatísticas individuais de cada jogador. A banda sonora volta a ser composta maioritariamente por bons temas de Hip-Hop, alguns claramente inspirados no basketball.

Não há muito mais a dizer sobre este jogo, e o parágrafo de conclusão é bastante fácil. Nba 2k8 pega na fórmula do anterior 2k7, adiciona-lhe conteúdos e melhor a nível da jogabilidade. Sem ser um jogo do outro mundo, é sem dúvida a melhor aposta para os fãs do desporto e uma compra recomendada mesmo a quem tem as últimas edições. Fiquem então com as pontuações, e de seguida a minha sugestão para os Game Sliders, tornando assim o jogo muito mais realista do que com os originais. Se gostam de um jogo mais arcade, em que podem marcar 200 pontos em 10 minutos por período, então NÃO usem estes sliders.

Pontuações:
Gráficos - 7.5
Jogabilidade - 9
Som - 8.5
Valor - 9
Nota Final - 8.5


Fiquem então com os meus game sliders, adaptados dos originais postados no fórum SportsGamer:

NBA RULES
Charging–90
Blocking–80
Reaching-80
Shooting-80
Loose Ball-100

USER/CPU

GAME SLIDERS

SHOOTING
Close Shot Success–56/48
Mid Range Success–52/448
3PT Success–52/48
Dunk Success–50/50
Layup Success–65/60
Dunks in Traffic–40/40

DEFENSE
Steal Success–75/75
Collision Sensitivity–80/80
Pick Success–70/70
Pick strength–55/55

ATTRIBUTES
Stealing–65/60
Blocking–45/45
Ball Handling–35/35
Dunk Ability–35/30
Off. Awareness–50/50
Def. Awareness–50/50
Off. Rebounding–50/50
Def. Rebounding–60/45
Chance of Injury-55/55
Injury Effects–55/55
Clutch Factor–25/25
Fatigue Rate–52/52

TENDENCIES
Shoots Inside–50/50
Shoots Mid-Range–50/70
Shoots 3pt–50/50
Attacks the Basket–50/40
Attempts Dunks–55/55
Back to the Basket–50/40
Uses Triple Threat–50/50
Shoots Hook Shots–40/40
Attempts Putbacks–50/50
Throws Flashy Passes–15/15
Commits Fouls–70/70
Plays Passing Lanes–50/50
Atts on Ball Steals–65/65
Contest Shots–65/50
Uses Sizeup Moves–50/50

0 comentários:

 

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.