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TAKEitGame

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

[Análise Wii] DBZ Budokai Tenkaichi 3


Podia começar esta análise a descrever e explicar todo o legado da série DragonBall, o seu sucesso e as suas influências, mas como todos já conhecemos a história de trás para a frente, e continuamos a gostar e a apreciar cada momento deste universo que já vem desde 1984, vou partir de imediato para uma apreciação pessoal do mais recente jogo da série para a Nintendo Wii.

A análise completa a seguir ao "Ler Tudo"


Analise por Zaraki_no_DS_Grimjaw

DragonBall Z Budokai Tenkaichi 3, é o último da trilogia Tenkaichi, o primeiro surgiu na PS2, e o segundo e terceiro na PS2 e na Wii.

Mas este jogo contém modos exclusivos para cada uma das versões, mas já lá iremos.


Primeira Impressão


Ao olharmos para o jogo somos brindados com o melhor do “cel-shading”, gráficos bonitos, animados, cheios de cor e vida, cenários enormes, os efeitos dos ataques são “explosivos”, e toda aquela magia DragonBall está presente, isso inclui a fantástica intro em full motion, e o próprio artwork dos menus cheios de pormenores.


E se os gráficos impressionam a jogabilidade tenta dar o seu melhor.


Os controlos para a Nintendo Wii, variam conforme o comando, o jogador pode escolher entre o Wii-mote e Nunchuk, o Classic controller ou o comando da Gamecube.

Os dois últimos comandos, mais “tradicionais”, têm o sistema de controlo que parece ser o mais acertado para o jogo, pois este foi originalmente desenvolvido a pensar no habitual “d-pad” e não na detecção de movimentos do Wii-mote.


Mas os controlos com o Wii-mote e Nunchuk embora pouco ortodoxos, têm um carisma único, mesmo com algumas falhas, por exemplo, o Kamehameha está perfeito, parece que fizeram imensos testes para que o timing deste ataque fosse acertado ao máximo, claro que não podemos ficar eternamente com o Kamehame nas mãos, mas se entrarmos no espírito da batalha nem nos apercebemos e até nos apetece gritar o nome do mais famoso ataque de sempre, já outros ataques como o Finishing Buster de Trunks não estão tão acertados pois o timing está mais lento, sendo que dá a ideia de que foi um ataque menos aperfeiçoado.


E vão ter muitas formas diferentes de executar os ataques especiais, não fosse o jogo incluir mais de 160 personagens e 30 cenarios de batalha, alguns dos cenários com ciclos dia e noite que influenciam algumas personagens, as personagens cobrem quase que por completo toda a “cast” da série, desde General Blue e Tartaruga genial da série original, as forças especiais e os principais inimigos das OVA`s de DBZ, e até DBGT está bem representado por personagens como Super C-17 ou Vegeta Beby.


A nível sonoro, podem contar com as vozes em inglês e as originais japonesas, as musicas no geral são rock com bastante guitarra, só é um pouco decepcionante não terem colocado as músicas mais marcantes, como os temas de Songoku ou Picollo, mas isto acaba sempre por passar um pouco despercebido num jogo de luta.


Quanto aos modos de jogo, eles são variados, podemos começar por um modo historia, que embora seja diferente e mais curto que o de Tenkaichi 2, acaba por estar mais equilibrado com “cut-scenes” entre as batalhas e as personagens a falar durante as mesmas, que no fundo acaba por ser menos maçador, mas também acaba por falhar algumas batalhas.


O modo Ultimate Battle é o clássico Survival em que enfrentamos adversários continuamente, o modo Dragon World tour, são vários torneios que servem para ganharmos pontos que posteriormente serão utilizados no modo de personalização de personagens, o Evolution Z, em que podemos comprar items para aumentarmos as suas características de combate como o ataque, a velocidade, ou a defesa, tornando assim a nossa personagem favorita num tanque de combate, podemos inclusive colocar passwords de outros jogadores para assim utilizar as características daquela personagem na nossa.


O modo Duel, é o modo para dois jogadores em ecrã dividido, o Ultimate Training é onde podemos treinar e ver o tutorial do jogo, Character Reference é uma espécie de biblioteca onde acedemos a imensa informação de cada personagem, e finalmente o aclamado modo online, Dragon Net Battle.


Este modo de batalhas online, permite jogar contra outros jogadores através do Wi-fi connection da Nintendo, podemos procurar por jogadores do mundo inteiro ou jogar contra os nossos amigos mediante a introdução dos seus friend codes na nossa lista, o modo de procura não é muito concorrido e dificilmente encontrarão alguém online, por isso aconselho mesmo a combaterem contra os vossos amigos.


Uma das coisas mais irritantes em qualquer tipo de jogo online é o inevitável lag, e este Tenkaichi 3 tem lag que chegue para dar e vender, embora não seja terrível, por vezes as personagens chegam ao extremo de praticamente nem se mexerem, este modo não é assegurado pelos servidores nintendo, a partir do momento em que a nintendo faz a conexão entre os jogadores a partir dai são os próprios jogadores a lutar directamente o que afecta e muito a fluidez do jogo, de qualquer modo parece que a distancia entre os jogadores conta para isso mesmo, provavelmente será melhor jogarem com pessoas do vosso continente.


Se estão a pensar em adquirir este jogo pelo online, desde já fica a nota que o tão apetecível modo encontra-se de certa maneira “encravado”, e visto que os fãs acérrimos já devem ter adquirido a versão PS2 que conta com uma larga distância entre datas de lançamento talvez queiram esperar por um novo DBZ, para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de experimentar um Tenkaichi na Wii, então vão já a correr à loja adquiri-lo, porque vale bem a pena pela experiência.


Este jogo é uma mescla de pontos negativos e positivos, mas não deixa de ser um bom jogo, e bastante completo.


Pontos positivos:

-Grande variedade de personagens

-Gráficos fabulosos

-Longevidade acima da média


Pontos negativos:

-A maioria das personagens está desbloqueada de início

-A incompetência no tratamento do modo online


Apreciação geral:

Gráficos:8.5

Jogabilidade:8.0

Som:7.5

Longevidade:7.5


Nota Final: 7.9



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