Subscribe

Powered By

Free XML Skins for Blogger

Powered by Blogger

TAKEitGame

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

[Antevisão] Grand Theft Auto 4 (X360, PS3)


Acho que já todos ouvimos falar deste jogo, seja pelo legado que deixaram os jogos anteriores da série, ou por todo o hype existente à volta desta primeira incursão na presente geração de consolas.

GTA: IV foi um dos jogos mais aguardados do ano, mas o seu adiamento para um vago “primeiro trimestre fiscal de 2008” deitou por terra todas as esperanças de termos ainda este ano a possibilidade de pegar num novo GTA.



Em Junho, a Rockstar realizou uma apresentação privada à imprensa, e através dos artigos publicados pelas identidades presentes na apresentação, conseguimos informação suficiente para vos dar algumas novidades sobre o jogo.

Esta nova incursão da série, vai passar-se na já famosa "Liberty City", o nome fictício de uma representação fidedigna de Nova Iorque, que também já esteve presente anteriormente, em GTA 3.

Em relação à trama do jogo, ainda pouco se sabe. Vamos controlar Niko Belic, um emigrante vindo de leste, que rapidamente ficou famoso por esta frase que se encontrava no primeiro trailer do jogo: "I murdered people, smuggled people, perhaps here, things will be diferent" (Eu matei pessoas, trafiquei pessoas, talvez aqui as coisas sejam diferentes).
De imediato se percebeu que Niko era um imigrante de leste, acabado de chegar a Nova Iorque - o que já foi confirmado pela Rockstar -, com a esperança de uma nova e melhor vida. Ao que consta, Niko tinha sido cativado pelo primo Roman a viver em Nova Iorque, que lhe contava as suas aventuras e sucesso no mundo dos negócios... o problema é que quando Niko chega a Nova Iorque, rapidamente percebe que o primo lhe tinha mentido, e nada do que contava nas suas histórias era verdade. As fantasias de Niko em relação a Nova Iorque foram por àgua abaixo de forma violenta, deixando este completamente "de rastos", obrigado a lutar pela sobrevivência num mundo que lhe é completamente desconhecido.

A Rockstar pretende com este novo jogo, reinventar a fórmula de GTA, e como tal as alterações a nível da jogabilidade e interacção com os cenários e NPC vão estar presentes em relação ao último jogo da série, GTA: San Andreas. A Rockstar garante que vai reformular a interacção com os NPC, sendo que todos os habitantes terão rotinas variadas e naturais, já para não falar num sistema de memória que os fará recordar-se das nossas acções.

O motor gráfico é outra das alterações - já estava na hora -, e o escolhido foi o RAGE, Rockstar Advanced Gaming Engine, já utilizado em Rockstar Games Presents: Table Tennis.

Na altura os resultados foram bastante bons, com animações bastante diversas e modelos com um detalhe impressionante. Pelo que se pode observar nas imagens já disponibilizadas, em GTA: IV, os detalhes no corpo e roupa do protagonista vão ser igualmente estonteantes. As maravilhas gráficas podem também ser observadas em todo o aspecto geral da cidade, desde os prédios a uma simples cabine telefónica, tudo se encontra bastante detalhado.

A nível de animações, tudo parece real, desde do simples pormenor da caminhada de Niko, ao bater de asas das gaivotas presentes no trailer, tudo se encontra bastante fidedigno à realidade, e sempre com imensa fluidez.

A Rockstar diz que não existirão elementos inúteis em GTA: IV, isto é, a interactividade vai ser quase total, e durante a recente apresentação, isso foi já demonstrado. Sabe-se que Niko, é capaz de trepar a postes telefónicos, e de seguida olhar em redor.

Quanto aos elementos presentes para efectuarmos a nossa deslocação, os habituais carros e motas estarão presentes, tal como os helicópteros e barcos para a deslocação aérea e aquática. Quanto a possíveis aviões, a Rockstar já confirmou que não estarão presentes, pois não seriam necessários, até porque a cidade atravessava-se em menos de 30 segundos de avião.

Para acabar, a Rockstar também já divulgou um pouco de como iremos aceder as missões, mais uma fórmula completamente renovada.

Niko, apesar das suas dificuldades, vai possuir um telemóvel, que pode ser activado pelo mesmo em qualquer local. No canto inferior direito do ecrã, estarão presentes quatro menus do telemóvel: Phonebook (lista telefónica), Messages (mensagens), Organizar (agenda) e Camera (câmara). Seleccionando a primeira opção, pode-se ligar a um dos contactos, marcando um encontro num local de Liberty City.

Isto deixa também a antever, que Niko pode não ser tanto quanto os seus predecessores, um "pau mandado". No final da apresentação, um dos representantes da Rockstar afirmou ainda que, estarão presentes "novas e diferentes maneiras" para finalizar as missões.

Até agora, pouco mais se sabe de GTA: IV, mas tudo isto deixa a antever uma reformulação - para melhor - dos parâmetros de jogo apresentados nas anteriores edições de GTA e um grafismo de luxo.

Por mim, cá o espero!

2 comentários:

PT Lyon disse...

Bom texto, blackhole.

Este jogo vai bater os recordes todos de vendas xD

Joao disse...

Certamente, este irá ser o melhor jogo ja lançado até entao. Estou em pulgas! :)
Bom análise blackhole.

 

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.